30 de abr. de 2015

Síndrome de Uner Tan (UTS)

Há alguns anos, uma matéria da BBC mostrou uma família turca  que se locomove de quatro. Isso mesmo, são quadrúpedes. O assunto chamou a atenção do mundo inteiro, claro.  Enquanto alguns cientistas afirmavam que esta rara condição devia de ser algum tipo de lesão cerebral, outros diziam que possivelmente estaríamos perante um caso de “involução humana”, o que foi descartado mais adiante.

Esta condição é conhecida como Síndrome de Uner Tan (em honra ao fisiologista turco que o descobriu, em conjunto com Osman Demirhan) e as suas características não se limitam ao quadrupedismo, pois para além disso, esta condição apresenta também um atraso mental severo e uma tendência natural para as posturas encurvadas. 

Talvez tenha favorecido o aparecimento desta síndrome, o fato de que os pais sejam parentes próximos, o que ajuda à acumulação de genes recessivos ou mutações, até se chegar a esta condição. No entanto, dos 19 filhos deste casal, 13 são completamente normais, sendo apenas 8 os afetados por esta síndrome.

Não nos esqueçamos que estamos tratando de pessoas, com incapacidade, mas que merecem todo o nosso respeito.


Com informações do History Channel e A Terra em Marte

Confira também:


Um comentário:

  1. Querida Monique! excelente informação, eu mesma já não havia conhecido esta informação, até por ser raro esta condição.
    Infelizmente são pessoas esquecidas pela ONU , pois como vc mesma diz e eu concordo merecem nosso respeito e cuidados.
    Beijinho.
    Nicinha

    ResponderExcluir