4 de jan de 2014

Opiniões nas redes sociais

Como sabemos, a internet é uma extensão da nossa vida real. Fantástico podermos compartilhar bons momentos com os amigos, nos mantermos próximos dos que estão longe... Enfim, bem utilizada, a internet se torna uma ferramenta a nosso favor em todos os aspectos.

Mas assim como na vida real, na internet devemos tomar um certo cuidado com as nossas opiniões. Autenticidade é tudo, porém é preciso tomar um certo cuidado, pois existe uma linha tênue entre a autenticidade e a grosseria. E é fato que nos sentimos muito mais à vontade para opinarmos na frente da telinha, do que ao vivo.

Comentários que possam ferir as pessoas ou envolva o nome de terceiros, devem ser sempre evitados. No primeiro caso, porque ninguém vence um debate sendo agressivo com ninguém. Quem tem argumentos, se sustenta. No segundo, porque é muito feio falar pelas costas dos outros, seja no real ou virtual. E se a gente alimenta a fofoca, um dia, certamente, seremos vítimas dela também.

Antes de clicar no botão enviar, pense realmente se a mensagem que você está enviando é, realmente, aquilo que você deseja passar para as pessoas. Lembre-se que, apesar de direcionar a mensagem a alguém, outras tantas estarão lendo o seu conteúdo e poderão fazer uma imagem equivocada da sua pessoa.

Assuntos considerados tabus são sempre interessantes e, ao mesmo tempo, perigosos de serem discutidos, porque eles podem ser interpretados de diversas formas e, pior, serem até usados contra você em oportunidades futuras. Logo, se você não tiver domínio sobre o assunto, embasamento para sustentá-lo e rebater os eventuais equívocos, melhor não embarcar nessa. Pode ocorrer também de você ter domínio sobre o assunto, mas as pessoas que convivam com você virtualmente, não. Até que estas estejam preparadas, amadurecidas para debater sobre quaisquer assuntos, é bom evitar trazê-los à baila.

O fanatismo também é um problemão na internet, seja ele religioso, político ou relativo ao esporte. A gente pode ter uma opinião formada sobre determinado segmento religioso, por exemplo, e expressá-la no nosso espaço pessoal. Ok. Agora, invadir o espaço dos outros, tentando impor a nossa visão, não! Saber lidar em sociedade é saber conviver com as diferenças e, acima de tudo, suportá-las!

Que as sua opiniões no mundo virtual se alinhem com as suas opiniões no mundo real. Eu já presenciei pessoas opinando de uma forma no mundo real, e ao ganharem o mundo virtual, expressarem algo completamente diferente. Cá entre nós, você daria crédito a uma pessoa que num lugar diz X e no outro diz Y?

Se beber, não dirija, nem tecle! Se um 'desastre' pode ocorrer quando estamos sóbrios, imagina em estado de alteração etílica? Cautela e canja de galinha, nunca fizeram mal a ninguém!

Um abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário