18 de ago. de 2013

Veronica Lake - Diva dos anos 40

Ela nasceu no Brooklyn, EUA, em 14 de novembro de 1922 e foi batizada de Constance Frances Marie Ockleman, mas foi imortalizada como uma das Divas do cinema como Veronica Lake.

Quando tinha 12 anos, o seu pai faleceu em um navio de petróleo, onde trabalhava. Um ano depois sua mãe se casou novamente. E em 1938, ela, sua mãe e padrasto se mudam para Hollywood.

Sua primeira aparição nas telonas foi em 1939, no filme Adolescência. numa participação modesta. E daí por diante começou a fazer vários filmes com o nome de Constace Lake, até que em 1941 foi convidada a mudar seu nome para Veronica Lake, e assim o fez . E nesse época assinou contrato com a Paramount.

Embora símbolo sexual dos anos 40, Veronica Lake tinha um pouco mais de 1,50 m de altura e dona de lindos cabelos platinados, levemente ondulados, que se tornou referência em matéria de penteado glamouroso da época.



Lake formou par romântico nas telonas, com o também baixinho, Alan Ladd, nos filmes Alma Torturada (1942); Capitulou Sorrindo (1942) e Dália Azul (1946). Também encarnou uma bruxa na comédia romântica Casei-me com uma Feiticeira (1942). Fez ainda vários filmes de baixa qualidade e, praticamente, encerrou sua carreira em 1949, embora em 1966 tenha voltado às telas em um filme de suspense. De 1952 a 1966 fez algumas aparições na tv e tentou fazer carreira nos palcos, mas não obteve sucesso.

Embora tenha sido uma das Divas do cinema, em sua vida pessoal, Veronica Lake não tinha nenhum glamour, pois bebia muito. Passou por 4 casamentos. Teve 4 filhos - dois do primeiro casamento, dois do segundo.

Em 1962, Veronica foi encontrada vivendo anonimamente em um antigo hotel, onde trabalhava como garçonete. Em 1966, a vida lhe proporcionou uma volta por cima e ela estrelou o filme Passos na Neve, mas infelizmente ficou só nesse, até quem em 1970 fez a sua última aparição no cinema, num filme de terror de baixo orçamento, onde ela vivia uma cientista.

Faleceu em 7 de julho, de 1973, aos 50 anos, em função de uma hepatite aguda e insuficiência renal.

Algumas curiosidades:

. Quando seu ex-amante, Marlon Brando, tomou conhecimento de que Lake trabalhava de garçonete em um bar de Manattan, solicitou ao seu contador que lhe enviasse um cheque de mil dólares que, por orgulho, ela nunca descontou, mas preferiu enquadrar o cheque em sua sala de casa para mostrar aos amigos.

. Junto com Rita Hayworth, Lauren Bacall e Gente Tierney, Veronica Lake foi uma das 4 inspirações que auxiliou na construção da personagem Jessica Rabbit.

. Sobre seu romance com Marlon Brando, ela comentou: "Nosso romance foi curto, mas doce. Ele estava no início de uma brilhante carreira de cinema, e eu estava na penumbra de um. É claro que a minha carreira nunca poderia se comparar a dele."

Confira também:

Greta Garbo - Símbolo da elegância dos anos 30

Um comentário: