23 de ago. de 2013

Luxúria

De acordo com a doutrina católica, a luxúria é o pecado capital mais forte, pois leva a todos os outros pecados.

A luxúria consiste no prazer excessivo aos apelos carnais, que leva o sujeito a cometer, muitas vezes, práticas criminosas, dolorosas em busca do seu próprio prazer. Daí tiramos alguns desvios, como  a pornografia, o incesto, a pedofilia, a prostituição, a sodomia, o masoquismo etc como comportamentos da luxúria.

A pessoa que traz a luxúria consigo não mede esforços para a sua satisfação sexual. E pode até se arrepender, mas quebra valores e costumes para atingir seu objetivo, quando sente vontade. Quantas vezes a gente já não viu na mídia escândalos envolvendo famosos que tiveram um caso fora do casamento ou participaram de umas festinhas mais animadas, ou mesmo tenham sido flagrados fazendo sexo em via pública?

Ou seja, a luxúria é aquilo, em termos de prazer, que extrapola o convencional, o que poderia ser considerado aceitável pela sociedade. Não é tão fácil tratar do tema luxúria, como foram tratados os temas anteriores referentes aos pecados capitais, pois a luxúria possui várias ramificações.

Confira também:

Soberba

Nenhum comentário:

Postar um comentário