23 de ago de 2013

A amizade e a Etiqueta social no Facebook

As redes sociais representam a extensão da nossa vida no mundo real. Quando decidimos criar um perfil no facebook, de modo geral, estamos ali dispostos a compartilhar um pouco das nossas vidas e nos aproximando das pessoas queridas que, muitas vezes, teríamos dificuldade em  manter contato pela distância, por exemplo. Também propício a divulgar o lado profissional. E nesse sentido, não há obrigação alguma em adicionar alguém que não se conheça, só porque a criatura lhe enviou um convite de amizade. Isso não é antipatia, pelo contrário, é até zelo. Na vida prática, a gente se vê na obrigação de sair rindo pelas ruas e cumprimentando todo mundo? Não. No mundo virtual não é diferente!

Há quem não tenha restrições em aceitar todos os convites e adicionar novas pessoas ao seu perfil, o que não significa que tenha que ser eterno. Se na nossa vida real, a gente conhece pessoas e estreitamos ou não os laços de amizade, no mundo virtual não há de ser diferente. De repente aquele amigo virtual tem um tipo de comportamento que bate de frente com o seu, então porque mantê-lo ali? Pra isso existe o 'desfazer amizade'.

Também como no mundo real, no mundo virtual respeitar o espaço alheio é fundamental. Não sei se você aí do outro lado já passou por isso, mas eu já e já tive amigos que passaram: sabe aquela pessoa que parece tomar conta do seu perfil mais do que o do dela? Coisa chata, não? Respeitar o espaço dos outros, incluindo no mundo virtual, é uma questão de educação. Quem toma mais conta do meu perfil do que eu,  eu excluo sem dó nem piedade! Um bate-papo de vez em quando, um debate acalorado, vale, mas de vez em quando, sempre, não dá!

A pessoa cria uma fan page e te convida a curtir. Você tem essa obrigação? Claro que não! Convidar para curtir uma fan page, ok, insistir, não. Mas há quem, além de convidar pelo método tradicional, ainda publica a página no seu perfil e manda mensagem divulgando a bendita página. Não dá, né? É a questão de respeitar o espaço alheio novamente!

Marcar o nome da pessoa o tempo todo. Irritante! A pessoa posta uma foto, uma notícia, um poeminha com florzinha e, em todos esses casos, marca o nosso nome. Ao abrirmos o nosso perfil, a gente fica em dúvida se realmente estamos no nosso perfil ou em perfil alheio. Para o 'desfazer amizade' é um passo!

Não preciso nem comentar sobre envio de convites para joguinhos, meu calendário etc. Eu, Monique, não aceito nada disso!

Enfim, o bom senso que temos no dia a dia, no trato com as pessoas no mundo real, não deve ser abandonado ao migrarmos para o mundo virtual. Tá certo que na internet muita gente 'cresce', tem mais coragem de se expor, mas aí vai de cada um. A boa educação é que não deve ser deixada de lado, jamais!

Ficam as dicas!

Um abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário