25 de jun. de 2013

Uma boa imagem (virtual) é um cartão de visitas

Você pode não se dar conta, mas o seu comportamento no mundo virtual, muitas vezes, pode passar uma imagem equivocada da sua pessoa. E é fato que só podemos dizer que conhecemos bem alguém, quando passamos a conviver no mundo real com ela, do contrário, podemos ter pistas, ideias, mas nunca a certeza de como a pessoa  realmente é.

Uma boa imagem é um cartão de visitas. Ninguém há de querer estreitar as relações de amizade com pessoas que se comportam de forma grosseira no mundo virtual. Eu, pelo menos, não. Então, atente-se a alguns pontos para não passar uma imagem equivocada aos seus amigos virtuais.

Você acessa o seu facebook, por exemplo, e se depara com 90% dos seus amigos comentando sobre um fato que te aborreça, que você não gosta, não concorda, enfim. Se o assunto está em alta e você sabe que vai se aborrecer, não seria melhor evitar esse tipo de desgaste? Como? Saia da rede, vai dar uma volta, ler um livro, ver tv, mas evite polemizar, se você realmente não está com a menor disposição de se desgastar, até porque, quem acessa uma rede social para opinar sobre determinado assunto, geralmente ja está com uma ideia pronta e, geralmente, pouco disposta a ser convencida do contrário. A gente não tem a 'obrigação' de consertar o mundo, apenas aceitá-lo como ele é e aceitar que as pessoas pensam diferente da gente.

Mas ok, você decidiu partir para um debate, que deve se manter num aspecto amplo, jamais partindo para o campo pessoal, afinal, você pode estar dialogando com 3 ou 4 pessoas, mas pode ter mais de 20 apenas observando, e essas 20 tendem a simpatizar com quem se porta de forma equilibrada, inteligente e, se possível, bem humorada (não debochada).

Ninguém nesse mundo é o google para saber de tudo. Você não tem a obrigação de saber todas as respostas, portanto, nunca se sinta na obrigação de responder sobre aquilo que você desconhece. Isso também é uma forma de você não se desgastar, a não ser que você esteja com tempo para pesquisar sobre o tema proposto e propor o contraditório.

E por fim, e não menos importante, o mundo virtual é uma vitrine, onde muitos se expõem demais, outros nem tanto. As pessoas que se expõem demais acabam se tornando desinteressantes. É o que sempre comento por aqui - ninguém precisa saber que você vai tomar banho, que vai comer, nem o que você tem uma ideia formada sobre determinado assunto, se você considerar que suas ideias possam levar a interpretações equivocadas. A melhor forma de fomentar bons debates ainda é no cara a cara.

Guarde-se das grosserias e mantenha o autocontrole, você só tende a ganhar agindo assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário