20 de mai. de 2012

Um tango para amenizar o frio

Um das heranças que meu pai me deixou foi o gosto pela música. E como já cheguei a comentar por aqui anteriormente, sem imposição, sempre me permiti começar os dias de domingo ouvindo boa música.

O que eu entendo por música? Pode ser qualquer ritmo, desde que se perpetue, atravesse décadas e continue encantando na atualidade. Assim é o tango para mim.

O tango não é da minha geração, mas adquiri o gosto pelo ritmo, por intermédio do meu pai.

Surgido como criação anônima dos bairros pobres e marginais de Buenos Aires, o tango argentino tradicional tornou-se mundialmente famoso na voz de Carlos Gardel e, adaptado a uma estética moderna, com as composições instrumentais de Astor Piazzolla.

O primeiro cantor profissional de tango, também compositor, foi Arturo de Nava. A partir da década de 1920, tanto a música como a letra assumiram tom acentuadamente melancólico, tendo como principais temas os tropeços da vida e os desenganos amorosos. A temática é freqüentemente ligada à vida boêmia, com menção ao vinho, aos amores proibidos e às corridas de cavalos. As orquestras compunham-se inicialmente de bandolim, bandurra e violões. Com a incorporação do acordeão, a que seguiram a flauta e o bandoneom, o tango assumiu sua expressão definitiva.

O Tango, como o Samba, no Brasil, tornou-se símbolo nacional com forte apelo turístico. Casas de tango e o culto aos nomes famosos de Gardel e Juan de Dios Filiberto perpetuam o gênero. Ao contrário do samba, no entanto, a criação artística do tango sofreu forte declínio a partir da década de 1950.

Dança. Por sua forte sensualidade, o tango foi, a princípio, considerado impróprio a ambientes familiares. O ritmo herdou algumas características de outras danças de casais, como as corridas e quebradas da habanera, mas aproximou mais o par e acrescentou grande variedade de passos.

La Cumparsita, o tango mais famoso mundialmente


La cumparsita é uma obra musical criada pelo músico uruguaio Gerardo Matos Rodríguez (1897-1948). É considerado o tango mais difundido pelo mundo. Esta entre as dez músicas mas tocadas mundialmente, junto com "Garota de Ipanema" e outras .

Por decreto presidencial de 2 de fevereiro de 1998, é o hino popular e cultural do Uruguai. Na Argentina também é um dos tangos mais escutados.




Fontes: Palladino / Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário