21 de mai de 2012

Chia - aliada da saúde

Você já ouviu falar em chia? A chia é uma semente encontrada no sul do México e possui muitas vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta.



Benefícios da Chia

  • Auxilia no emagrecimento
  • Colabora na redução do colesterol
  • Controla glicemia
  • Ajuda na formação óssea
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Fornece energia ao corpo
  • Melhora a imunidade do organismo
Propriedades da Chia
  • A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega-3
  • O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose.
  • 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo
  • 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição.
  • Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia
  • A porção diária da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina A.
  • A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas as vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor.
  • De acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm duas vezes mais potássio que duas bananas grandes
  • A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer
  • Zinco - Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno.
  • Ele facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno.
  • A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo.
Como consumir a chia?

A chia está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa.

Beleza e Saúde

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