25 de jun. de 2011

Mensagens subliminares: onde identificá-las?

Nossa, faz muito, mas muito tempo que eu não comento sobre mensagens subliminares. Hoje, por um acaso, me recordei do tema e trarei mais alguns exemplos ao amigo e leitor desse blog.

Para quem não sabe do que se trata, mensagem subliminar é aquela que nos é transmitida sem que a gente perceba, mas o nosso inconsciente capta e armazena a informação. Basicamente é isso, mas para melhor entendimento, sugiro uma visita a alguns antigos posts aqui do blog:

Mensagem subliminar - clique aqui

Subliminar em propagandas - clique aqui

Inclusive, alguns exemplos de subliminares poderão ser consultados. Vamos a novos exemplos!

Os desenhos da Disney representam um prato cheio para o tema. Como Walt Disney gostava de "enfiar" suas mensagens ocultas em meio a princesas, bichinhos, floresta etc...É impressionante!

A famosa cena da mulher nua na janela no desenho Bernardo e Bianca, eu já publiquei num desses posts acima sugeridos. A própria Disney recolheu cópias do desenho e admitiu, anos mais tarde, que esse "lapso" teria ocorrido.

Outra cena bastante famosa da Disney refere-se ao desenho Rei Leão.

Na parte do filme em que Simba cai sobre as flores, levanta-se uma poeira e, em menos de um segundo (apenas alguns quadros), a poeira forma a palavra SEX, sexo em inglês, não sendo possível ser percebida pelo nosso consciente em tempo normal.



Essa do Maurício de Souza eu também já conhecia.

Na historinha a seguir, o personagem Horácio descansa em cima de uma montanha, que segundo ele ao amiguinho, o deixa revitalizado! Isso porque, na verdade, Horácio repousa sobre seio feminino. Repare na última tirinha, onde se pode perceber uma mulher deitada com os seios (montanhas) desnudos.



A próxima, da Caixa Econômica Federal, nem precisa explicar, né?



A mensagem subliminar também é bastante usada na política, quer ver?

Vamos analisar essa foto de campanha da Dilma, que aparentemente, não passa de uma simples foto, certo? Se levarmos em consideração as mensagens subliminares, não! Encontrou alguma?



Bom, vamos lá!

1º: Lula não aparece de terno e gravata, como sempre, ou quase sempre, era fotografado, enquanto presidente. E o que é que tem o Lula não estar de terno e gravata? Terno e gravata, geralmente, são atribuídos a pessoas ricas e bem-sucedidas. A ideia da imagem dele aí, nesse caso, era se mostrar uma pessoa mais próxima ao povo, ou seja, vestido informalmente. E claro, em tons claros para deixar Dilma como destaque.

A então candidata Dilma também traz uma mensagem subliminar. Repare na gola branca, que constrata com a roupa vermelha, não é um V da vitória?

Bom, se você não concorda, veja a mesma imagem dela em duas oportunidades:

À esquerda, ela e Lula, conforme a imagem acima (com o V da vitória). À direita, a mesma foto sem o destaque em branco na gola. A frase: Para o Brasil seguir mudando é uma sugestão para votar nela, mas não dá a vitória como certa. O objetivo desse cartaz foi o de influenciar a opção do eleitor, em primeiro plano, independentemente do resultado.



Enfim, há mensagens subliminares por toda a parte!

4 comentários:

  1. cara eh a primeira vez k vejo a da dilma
    bem interessante

    ResponderExcluir
  2. meu vc ta doidao

    ResponderExcluir
  3. Desculpe a franqueza mas é uma coisa bem idiota a maioria destas "mensagens subliminares". A tirinha do Horácio por exemplo não há nada de escondido ali, a mulher nua nas montanhas é justamente a graça da piada.

    ResponderExcluir