16 de out. de 2010

Subliminar em propagandas

O tema mensagem subliminar me chama bastante atenção, não só pelo fato de ser um meio de se passar a ideia de forma imperceptível, a maior tacada de marketing, a meu ver, da história, mas também pelo fato de ser um assunto bastante enigmático, que acaba gerando muitas especulações em torno de marcas e pessoas famosas.

A mensagem subliminar tem como objetivo atingir determinado público alvo e atraí-lo ao seu consumo, obviamente.

Sobre o que é mensagem subliminar, clique aqui.

Agora confira algumas mensagens subliminares:

Propaganda de sabão em pó

Qual a mensagem subliminar traz essa propganda do OMO?

Vamos analisar a imagem. Ela traz: o sabão em pó, uma mulher e uma máquina de lavar roupas. 3 elementos óbvios, a princípio. Mas se fosse tão óbvio não seria subliminar.

Bom, vamos ao "segredo" publicitário que essa propaganda do OMO leva às donas de casa:

Vc já viu alguma dona de casa fazendo faxina ou mesmo lavando roupas, com uma roupa social? Claro que não! Aí está a subliminar: o objetivo é chegar às mulheres da classe A, aquelas bem-sucedidas, executivas etc. Repare na foto novamente e veja se moça não parece ter esse perfil?

Ora, mas uma executiva, em tese, não vai para o tanque, certo? Certo. O objetivo é atrair a dona de casa comum, que não é executiva, mas que gostaria de ser como essa "bem sucedida" da foto. Mirou-se num alvo para acertar em cheio o outro. Eis a subliminar.

Dificilmente, vc verá um comércio de produtos desse gênero com donas-de-casa de lenço na cabeça, com roupa rasgada e chinelo de dedos, pois nenhuma consumidora haverá de adquirir tal produto, entendeu?

Por que o apelo sexual em propagandas de bebidas, carros etc?

Serve para desviar a atenção racional. De forma consciente, eventualmente, vc poderia nem adquirir tal produto, aí entra a subliminar com apelo sensual para te convencer que o dinheiro empregado nesse irá lhe proporcionar um prazer que compensará o gasto.

É claro que aqui estou fazendo uma consideração bem ampla, pois cada marca de cerveja, de carro, de cigarro, enfim... traz a sua subliminar a fim de atrair determinado consumidor.

Alguns exemplos de propagandas de cervejas com apelo sensual:


As duas acima são bastante claras, mas veja a seguir uma subliminar da Antarctica, tb com apelo sensual:


Encontrou? Não?

Então, vamos analisá-la:

O líquido saindo da garrafa em direção ao copo, subliminarmente traz um casal num momento bastante íntimo. A olhos nus, imperceptível.

Agora repare novamente na cerveja que vai da garrafa ao copo, e a mesma imagem aumentada, na sequência:


Nessa mesma imagem publicitária da Antarctica ainda há uma outra mensagem sensual. Repare, se nesse mesmo copo, a espuma formada não é de uma mulher deitada? Pronta para o consumo.

E para finalizar o tema por hoje, uma feita pelo Banco do Brasil, banco do governo federal, traz uma explícita subliminar, através da camisa da garotinha, que traz o número 3

E o que tem demais esse número 3? Simples, sugere um 3º mandato (ou mesmo a continuidade do governo Lula).

4 comentários:

  1. quanto a continuidade do governo não sei mmas as vzes me pergunto pra um país com um a divida externa,q vem rolando há anos se é paga em 8 anos e ja podemos até emprestar. foi falta de competencia,roubo continuado ou ele realmente foi um administrador: um bom administrador.se há algo oculto por favor me ajudem a enxergar,não sou fã mas é admiravel o q ele fez em seus dois mandatos.

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  2. quando se olha de primeira a gente ñ persebe + quando se le a esplicação fica tudo mais claro...
    muito bom! T.V Silva

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  3. o suposto pagamento da divida externa,não me convence,pois um país tao prospero,com tanta gente passando fome,sem lugar digno pra morar, e essa sensação de escravidão que sentimos,com tantas taxas de impostos,sem que vejamos resultados. na verdade somos escravos da ignorancia,e de um sistema de governo,corrupto,controlado mundialmente por homens poderosos,e sem piedade,que provocam guerra em um canto,e falsa paz em outro.TUDO QUE PRECISAM,É UM PRESIDENTE FANTOCHE,E UM POVO ILUDIDO E IGNORANTE.

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  4. mt nadaa veer.

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