Você sabe o que é mensagem subliminar? Já ouviu falar a respeito? Então vamos lá!
Mensagem subliminar é a tentativa de passar uma informação ou idéia para um grupo de pessoas, de uma maneira abaixo do nível do consciente, ou seja, imperceptível, de forma que ao receber a informação, não haverá resistência ou oposição. A persuasão subliminar é a capacidade que uma mensagem tem de influenciar o receptor.
A mensagem subliminar pode ser inserida em vários meios: vídeos, músicas, figuras e até em textos.
O conceito de mensagem subliminar foi inventado por James Vicary, um especialista em marketing americano, no ano de 1957. Ele foi o fundador de uma empresa chamada "Subliminal Projection Company", e para comprovar a sua tese apresentou resultados de um experimento que ele teria feito.
Em seu experimento, Vicary inseriu frases durante a exibição de um filme e mediu a diferença percentual na reação dos dois grupos - aquele que esteve presente nas sessões de "projecção subliminar", e o grupo que não sofreu exposição. As frases escolhidas foram "Drink Coke" (beba coca-cola) e "Eat Popcorn" (coma pipoca), e foram apresentadas em noites alternadas. Segundo os seus resultados, nas noites em que as frases foram projetadas, as vendas de pipoca aumentaram em 57,7%, e as vendas de Coca-Cola em 18,1%. A experiência foi relatada na revista Advertising Age (Vol 37, pág. 127, 16 de Setembro de 1957).
A repercussão a respeito da hipótese de Vicary foi enorme, claro!
Nos dias de hoje, o termo subliminar vem sendo empregado como um sinônimo de subentendido. Pode ser subentendida, toda mensagem que não está expressa de forma imediata, tendo seu significado implícito.
No Brasil existe também passagem no Código de Defesa do Consumidor que proíbe anúncios disfarçados, dissimulados:
Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.
Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.
Parte-se do princípio que o consumidor tem o direito de escolher aquilo que deseja ou não adquirir (e também assistir) - o direito constitucional à liberdade de escolha. Como mensagens subliminares apresentam conteúdos que não podem ser vistos de forma consciente, o espectador não pode usufruir de seu direito de escolher não vê-la por não estar consciente de sua existência. Portanto, a mensagem subliminar mostra-se inconstitucional, mas é muito utilizada.
Mas enfim, para entendermos melhor sobre mensagem subliminar, nada melhor do que alguns exemplos:
Subliminar na embalagem do Mac Lanche Feliz - o personagem principal, o Ronald Mac Donald, está mostrando o dedo do meio enquanto se pinta.
Seio mostrado em propaganda de canetinhas - Mensagem subliminar muito visível na embalagem da canetinha Neo Penn. Indução precoce à sexualidade?
Observe agora no detalhe:
Corneto da Kibon - Mensagem subliminar em campanha publicitária do sorvete Corneto Choc Mix - qualquer semelhança com a genitália feminina pode não ser mera coincidência.
A Disney é praticamente campeã de mensagens subliminares. Uma subliminar bem famosa, que andou circulando por aí refere-se ao desenho dos ratinhos Bernardo e Bianca.Veja:
Nessa imagem, que não deixa dúvidas, na fuga dos ratinhos, aparece ao fundo na janela, a imagem de um corpo feminino desnudo. Repare bem!
Duas propagandas sobre o mesma tema de forma sutil!
Trata-se de uma propaganda francesa, de um produto um tanto delicado: Gel Lubrificante.
O anúncio, porém, não foi grosseiro e a mensagem subliminar foi muito bem empregada neste anúncio.
Outra propaganda subliminar de muito bom gosto, ainda sobre o tema Gel Lubrificante.
Dessa vez foi a Johnson & Johnson que criou uma propaganda a respeito do gel lubrificante KY, aqui no Brasil.
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