26 de jan. de 2011

Recomeçar

A tragédia em si já passou. Agora em Nova Friburgo iniciou-se o drama do pós tragédia. A mídia já sepultou o assunto, mas os abrigos continuam cheios, e o pricipal, dependendo da solidariedade de todos.

A gente fica tentando encontrar uma resposta para o por quê de tanta dor, tanta destruição, tantas perdas. Seria Deus injusto, vingativo, justiceiro? Já ouvi de quase tudo (porque sempre há uma novidade a ser dita). Mas algo que me chamou bastante atenção, e que pode ser interpretada como uma mensagem, foi o fato da estátua de Santo Antônio ter sido encontrada em pé, dentro da sua igrejinha, completamente destruída, e que as imagens rodaram o mundo inteiro, sem nenhum arranhão, intacta.

Embora eu seja bastante cética, esse evento me tocou, de certa forma. Tudo a sua volta desmoronou, mas Santo Antônio permaneceu ali, firme, de pé, fé inabalável. Acreditando na reconstrução?

Tudo pode desmoronar ao nosso redor, menos a nossa fé!

A palavra fé significa crer, acreditar. Se Santo Antônio resistiu a todo aquele deslizamento, que cobriu tudo ao seu redor, é porque ele acredita num recomeço, ou do contrário, teria se partido (trata-se de uma imagem de madeira).

Bom, pode ser que você seja uma pessoa evangélica, ou tenha uma outra linha ideológica espiritual, que não reconheça essa "mensagem de Santo Antônio". Ok! Sem problemas! O importante é que você acredite, tenha fé de que Friburgo está recomeçando a sua história.

Você também pode ser espírita e acreditar que esse trágico evento tenha sido algo kármico. Ok! O importante é manter a fé! Preparar-se para essa nova etapa de reconstrução.

Vários foram os eventos na humanidade, que levaram os povos a recomeçarem do zero, e em épocas muito mais difíceis, com muito menos avanços tecnológicos à disposição, como nos dias de hoje.

Muitas pessoas têm tido: "Vou embora de Friburgo!" - Ora, essas pessoas estão vivas, fazem parte dessa reconstrução. Os seus problemas não ficarão para trás, eles seguirão para qualquer canto desse planeta que a pessoa vá.

Enfim, Deus, em sua inifnita bondade e sabedoria, não castiga ninguém. O Criador nos dá o livre arbítrio para conduzirmos nossas vidas da maneira que quisermos, só que essa condução tem bônus e ônus. O peso do fardo depende de cada um de nós!

Todo dia é dia de um novo recomeço. Recomecemos hoje, de cabeça erguida e com otimismo, uma nova história para Nova Friburgo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário