5 de jan de 2010

Você sabe o que é onicofagia?

É o hábito e a necessidade de roer ou até mesmo de comer as unhas,que está ligado a um estado de psico-emocional de ansiedade ou seja, considerado como reflexo de desajustes emocionais.

A incidência diminui após os 16 anos de idade. Portanto, considerado normal entre as idades de 4 a 18 anos, devido a sua alta prevalência nesta faixa etária.

A causa do hábito ainda não se sabe exatamente, sabe-se, porém, que o ato de roer unha está associado à ansiedade.

Algumas linhas consideram que o ato de roer unhas está associado a um fator de problema familiar (problema com pai ou mãe, por exemplo); pessoas que se sentem sufocadas, que gostariam de tomar decisões, mas têm medo de uma eventual perda...

As conseqüências de roer unhas

O hábito de roer unhas pode provocar sérios problemas. Roer as unhas produz ferimentos que servem de porta de entrada para vírus como o HPV, causador de verrugas na pele.

Quem engole pedaços de unhas pode ter pequenas lesões no estômago ou no intestino. Um outro fator é: a mão podem estar suja e a pessoa acaba ingerindo germes.

Tratamento

De modo geral, a onicofagia não é um caso de se preocupar e, se não estimulado, com o tempo desaparece. Embora, se estiver associado a outros problemas, o quadro é mais complexo e precisará de ajuda especializada.

Veja alguns exemplos que ajudará a controlar a onicofagia:

.Manter as unhas bem cortadas, evitando que as pontas mal aparadas sirvam de tentação para os roedores.
.Mordedor de borrachas (Principalmente quando está assistindo filme, jogos, novelas, ect.)
.Chicletes sem açúcar
.Ocupar as mãos do indivíduo com atividades (trabalhos manuais ou instrumentos).


PS: as unhas que aparecem na foto não são minhas. Imagem tirada da internet!

Nenhum comentário:

Postar um comentário