11 de ago. de 2019

Dia dos Pais

Eu passaria horas, dias contando algumas histórias hilárias de papai. Não é corujice de filha, não, todos os sobrinhos têm uma história, que seja, envolvendo as aventuras de papai. Definitivamente, ele não era uma pessoa desse planeta. Sempre aprontava.

Como hoje é Dia dos Pais, eu vou desejar minha singela homenagem a ele. Toda sexta-feira, que antecedia ao domingo dos pais, os colégios costumavam  fazer  homenagem aos genitores, e eu acredito que ainda hoje não seja diferente.

Papai era daqueles que saía acotovelando todos pra ficar bem na frente, para ver a minha performance e dos coleguinhas. Batia palmas, se emocionava, enfim, se realizava na festinha do colégio. Ele costumava guardar todos os presentes artesanais, que a gente confeccionava durante a semana. Até bem pouco, lá no apartamento dele, ainda tinha alguma coisa, tipo flanelinha com a marquinha da mão, cartãozinho...

Papai foi uma pessoa muito presente na minha vida, mas muito mesmo. Às vezes, como bom aquariano, tinha ideias avançadas demais; às vezes, usava a capa do pai padrão, dentro dos moldes conservadores, para não perder o hábito. Às vezes, ele se sentava à mesa apara almoçar e na sequência me chamava; "Monique, vem cá!" - Eu podia estar no Japão, mas alcançava a cozinha em poucos segundos. E quando lá chegava, ele dizia com a maior cara de pau do mundo: "Pega o garfo pra mim!" - Detalhe: a gaveta de talheres ficava exatamente atrás da cadeira dele. Ele não precisava fazer o mínimo de esforço para pegar um talher, mas gostava de vez ou outra exercer a sua autoridade sobre mim. Às vezes, eu ficava p... da vida; outras vezes, não. Mas nunca falhei no quesito 'pega meu garfo'. Eu o entendia!

Enfim, ele nunca teve vergonha de dizer que me amava, nem eu a ele! Não era aquela coisa melosa, mas tudo o que tinha que ser dito no momento certo, era (e às vezes, coisas não muito agradáveis também).

Hoje, passo mais uma data comemorativa sem poder abraçá-lo. Mas ele sabe que o nosso coração, agora, é um só - pulsamos juntos... pra sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário