18 de ago. de 2015

E o colesterol?

O colesterol é imprescindível ao corpo, você sabia? Pois é, ele atua como reserva de energia. E cerca de 70% de colesterol, o nosso corpo produz. 30%, vem da alimentação. Ou seja, quando o assunto é colesterol, nem sempre o assunto é ruim.

Nós temos o colesterol bom e o ruim.  O colesterol do mal, digamos assim, é o LDL e precisa ser combatido, pois é ele que forma as placas de gordura que vão entupir os nossos vasos sanguíneos, aumentando as chances de infarto, AVC e Alzheimer. Há algumas pesquisas que já associam a infertilidade feminina ao colesterol LDL.

O colesterol do bem é o HDL, que é uma proteína que fica circulando pelos vasos sanguíneos buscando e limpando os rastros do LDL. Portanto, manter as taxas altas de HDL, só faz bem para todos nós.

E como manter o colesterol do bem em alta?

Hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos, de pelo menos 40 minutos por dia, que pode ser natação, uma caminhada, uma corridinha... Isso também vale para a criançada!

E como reduzir o colesterol do mal?

Boa alimentação e exercícios físicos reduzem o LDL, mas para baixar os níveis do LDL vale incluir alguns itens ao cardápio, tais como: aveia, nozes, castanhas, soja, feijão, chocolate amargo, suco de hortelã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário