19 de mai de 2015

Benefícios da Cebola

A cebola , um dos temperos mais apreciados pelos brasileiros, é uma excelente aliada para ajudar no bom funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. Ela colabora para afinar o sangue, diminuir o colesterol, aumentar o HDL (colesterol bom), combater a asma, bronquite crônica, diabetes e infecções. Mas os seus benefícios vão muito além!

Benefícios da Cebola

. Por apresentar um alto grau de quercetina, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.

. É anti-inflamatória, servindo para o tratamento de úlceras e qualquer outro tipo de inflamação
Diurética e depurativa, ajuda a reduzir o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária.

. Outra propriedade que a cebola exibe é a antianêmica, afinal, ela nos oferece fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.

. Por ser rica em vitaminas A e vitamina C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios, os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.

. Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. 

. O potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais.

. O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, 

Qual a diferença entre a cebola amarela, branca, e roxa?




Cebola amarela: Esta é a cebola mais conhecida entre os brasileiros. Normalmente é uma cebola maior, de sabor mais intenso e ácido. Por este motivo, é melhor também refogada. É consumida de diversas maneiras: em rodelas, picada ou ralada. Pode ser consumida crua, porém tem sabor forte.

Cebola branca: Como seu próprio nome já diz, sua característica principal é sua casca bem branca. Também tem um sabor bem forte e é melhor quando usada para refogar. É o tipo mais difícil de encontrar, é menos calórica e tem maior quantidade de cálcio.

Cebola roxa: A cebola roxa é a ideal para ser consumida crua. Ela é adocicada e menos ácida, bem diferente das outras. Além dos benefícios da versão branca, tem antocianina, que dá a cor marcante à planta, afasta doenças cardíacas e dificulta o acúmulo de gorduras. É mais rica em betacaroteno (antioxidante que combate o envelhecimento das células). É a mais saudável de todas.

Contraindicação da Cebola

Para quem tem sensibilidade no intestino, ou problemas com gases intestinais, o consumo exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrintestinal, principalmente se ela for consumida crua.

Fonte: Beleza e Saúde

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