5 de mar de 2015

O Poder da Meditação

A meditação é uma técnica usada para encontrar a paz dentro de si, fortalecer a mente para encarar os problemas do dia a dia, ajuda a relaxar, proporciona equilíbrio entre corpo e mente.

Eu encontrei no Portal Zastros três tipos de meditação. Quem sabe uma delas não possa atender suas expectativas de  autoconhecimento, hein! Confira:

Meditação hinduísta

Principal objetivo: libertar o homem de seu tríplice sofrimento: a doença física, as desarmonias mentais e a ignorância espiritual.

Em uma cadeira, sente-se com a coluna alinhada e pés bem apoiados no solo. Caso prefira fazer a meditação no chão, fique à vontade. Basta cruzar as pernas em posição de lótus.

Aos poucos, comece a respirar de maneira mais lenta e tranquila, sempre mantendo os olhos abertos.

O seu pensamento deve ser: “Eu focalizo a atenção no que está acontecendo em meu mundo interior”.

Você perceberá que muitos pensamentos passarão pela sua cabeça, Escolha os que realmente te tragam a paz.

Meditação zen-budista

Principal objetivo: busca da não-dualidade, tentativa de ultrapassar os limites da mente para chegar ao ponto em que, unidos, vemos que somos a vida do Universo.

Escolha um local que seja agradável para você. 

Esvazie bem o pulmão, soltando todo o ar pela boca várias vezes.

Caminhe, lentamente, sempre inspirando e expirando calmamente. Lembre-se que cada passo deve ter o tamanho da metade de seu pé.

Sinta os seus pés no chão, deixe a brisa bater em seu rosto. Fique atento a estes detalhes para que a sua cabeça só tenha este pensamento dentro dela.

A cada passo, você perceberá que a sua mente está em paz com você, com seu corpo e, principalmente, com o universo que o cerca.

Meditação do sono

Principal objetivo: controlar a respiração para conseguir diminuir a pressão sanguínea, aumentar a circulação e desintoxicar o organismo.

Você pode fazer esta meditação em seu próprio quarto, com as luzes apagadas. Basta deitar no chão ou na cama e fechar bem os olhos, para conseguir prestar atenção em cada parte do seu corpo.

O segredo está em você perceber quais são os pontos de tensão que andam atrapalhando o relaxamento do seu corpo. Comece pela cabeça e vá descendo, sempre relaxando o ponto de incomodo.

Lembre-se de que a respiração deve ser feita de maneira tranquila, bem na altura do abdômen e não no tórax. Isso melhora a oxigenação e libera emoções contidas. Relaxe, até dormir.

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