18 de mar. de 2015

Azia estomacal

A azia estomacal é caracterizada por uma sensação incômoda de queimação no estômago, que muitas vezes pode até subir para a garganta. É uma coisa horrorosa, vamos combinar! E não é um doença,
mas sim um sintoma causado pelo refluxo gastroesofágico, que ocorre quando um anel de músculos presentes no esôfago, que permite que os alimentos passem para o estômago, relaxa em momentos em que não deveria. Com isso, ácidos presentes no estômago conseguem subir para o esôfago.

Quais são as causas da azia estomacal?

Fazer refeições com quantidades abundantes de comida
Exagerar na quantidade de álcool
Manter o estômago vazio por muito tempo
Fazer refeições com alimentos muito apimentados
Ingerir em excesso alimentos ricos em gorduras
Fazer uso de alguns medicamentos específicos

Como tratar a azia estomacal naturalmente?

Há uma infinidade de remédios que podem ser facilmente comprados em qualquer farmácia, mas também existem formas naturais de lidar com a azia e inclusive prevenir que ela ocorra novamente.

A aloe vera costuma ser usada para acalmar e aliviar queimaduras, e pode fazer o mesmo pelo nosso estômago, por suas propriedades anti-inflamatórias.

A recomendação é tomar meia xícara de suco de aloe vera antes das refeições, mas cuidado com a quantidade, já que, em excesso, ela pode atuar como um laxante.

Um dos antiácidos mais conhecidos e popularmente utilizados, o bicarbonato de sódio neutraliza os ácidos e regula o pH do estômago, ajudando a reduzir a azia estomacal. O ideal é diluir uma colher de bicarbonato em um copo de água e tomar após as refeições, quando sentir os sintomas de queimação.

O mamão papaia é um ótimo remédio natural para a azia principalmente devido às suas propriedades digestivas. Ele estimula a digestão, contribuindo para prevenir o refluxo gastroesofágico e seus sintomas.

O alcaçuz, também conhecido como regaliz, é outra planta medicinal que pode aliviar a azia e chegar à fonte do problema. Ele possui propriedades naturais que são capazes de acalmar o estômago, mantendo a acidez em níveis normais.

Para fazer o chá, é utilizada a raiz de alcaçuz. Basta ferver 10g em um litro de água por cerca de 10 minutos. Você pode tomar o chá após as refeições ou ao longo do dia. Outra opção é procurar tabletes de alcaçuz em lojas de produtos naturais e ingeri-los antes das refeições.

Com informações do Melhor com Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário