17 de fev. de 2014

Poluição Sonora

O ouvido humano suporta níveis de 80 a 85 decibéis. Quem ficar ouvindo sons entre 85 a 100 decibéis com freqüência, algo semelhante a um carro com escapamento aberto, pode começar a ter perdas.

De acordo com especialistas , a exposição continuada a sons entre 100 a 120 decibéis pode levar a perda auditiva. Tanto que a legislação determina tampões de proteção. Acima de 120 decibéis (som de uma explosão, por exemplo) é provocado trauma acústico.

Mas além de conviver com a poluição sonora do dia a dia, há também quem goste de usar aparelhos como Ipod, Mp3, Mp4 e rádio acoplado ao celular. Os jovens utilizam aparelhos que são capazes de emitir sons a 100, 110 decibéis. Os próprios fabricantes estão alertando aos consumidores quanto aos possíveis danos na audição, explicam os especialistas, que acrescentam que depois de ficar com o fone no ouvido durante uma hora, é preciso fazer uns 15 minutos de pausa. E para saber se não está exagerando no volume, a pessoa precisa conseguir escutar perfeitamente alguém que esteja falando com ela, sugerem.

A mesma situação não acontece com profissionais como músicos e garçons, que precisam tomar cuidado para não ter lesão auditiva. Os músicos, por exemplo, devem usar tampões pelo menos durante os ensaios. E quem já tem problemas auditivos não deve deixar de usá-los.

Os efeitos da poluição sonora no corpo humano

Cérebro – Como a pressão intracraniana sobe, o indivíduo começa a sentir fortes dores de cabeça;

Órgãos genitais – Passam a receber menos sangue. Enquanto a mulher perde o desejo sexual, o homem fica com dificuldade de ereção;

Coração – passa a bater de forma descompassada. Aumentam os riscos de enfarte e derrame;

Pulmões – Com a aceleração da respiração, os pulmões funcionam em velocidade máxima e o cansaço acaba sendo inevitável;

Músculos – Ficam contraídos e começam a liberar substâncias inflamatórias;

Aparelho digestivo – O estômago produz altas escalas de suco gástrico, provocando úlcera e gastrite. O intestino também deixa de funcionar corretamente;

Causas de surdez

Hereditariedade;
Rubéola materna durante a gravidez;
Parto prematuro ou traumas de parto;
Infecções bacterianas;
Traumatismo crânio-encefálico;
Alta radiação;
Ruído e envelhecimento natural;
Os decibéis no dia-a-dia
Tiro de revólver – 150 DB;
Aspirador de pó – 90 DB;
Escritórios – 60 a 65 DB;
Discoteca – 100 DB;
Banda de rock – 110 DB;
Ruas – 70 a 80 DB;
Buzina de carro – 110 DB;
Voz humana – 50 a 60 DB;
Motocicleta – 120 DB;
Decolagem de avião – 150 DB.

Com informações de Curiosidades na net/ Você sabia

Nenhum comentário:

Postar um comentário