29 de jan. de 2014

Biotina e seus benefícios

Para começar: Você sabe o que é biotina? É uma das vitaminas do Complexo B, também conhecida como vitamina B7 ou H. Ela é hidrossolúvel e precisa ser reposta diariamente,  porque o corpo não pode armazená-la – o excesso é eliminado pela urina.

A biotina é essencial para o bom funcionamento das células do nosso corpo e tem funcionamento semelhante ao de uma enzima, metabolizando as gorduras, os açúcares e as proteínas. Ela age diretamente na formação da pele e tem a função de neutralizar o colesterol. A carência dessa vitamina causa retardo no desenvolvimento, alterações na visão e audição, dermatites e alterações no couro cabeludo. Ou seja, para queda de cabelo e controle de glicemia, a biotina é fundamental.

A biotina está presente em uma série de alimentos, como derivados de leite, espinafre, abacate, melancia, morango, sementes e nozes. Alguns têm uma quantidade ainda maior da vitamina como fígado, gema de ovo e peixes.

Ironicamente, embora a gema do ovo seja rica em biotina, a clara de ovo crua impede que a vitamina seja absorvida pelo organismo. A ingestão frequente de bebidas alcoólicas também reduz a absorção da biotina.

Mas como nem sempre conseguimos pela alimentação todos os nutrientes que nosso corpo precisa, também é possível encontrar a biotina em cápsulas vendidas em farmácias  comuns nas de manipulação.

A biotina é essencial para o bem estar do nosso corpo e está relacionada a alimentos saudáveis e à redução do colesterol. E o melhor, não engorda.


Além de auxiliar no combate à queda de cabelo e níveis de glicemia, a biotina é capaz de reduzir o colesterol ruim. 

A informação é do Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário