3 de dez. de 2013

Fazendo bonito no jantar de Natal (Etiqueta Social)

Final de ano, com a chegada do natal e reveillon, época em que mais nos lembramos das regrinhas de etiqueta social. Quem nunca se preocupou em fazer bonito naquele jantar na casa do chefe, de um amigo importante, ou mesmo, quando vai conhecer a família dele ou dela? A boa educação é sempre um cartão de visitas, sem dúvida!

Em primeiro lugar, se você recebeu um convite para a ceia de natal, e aceitou, na impossibilidade de comparecer na data, desmarque com antecedência. Quem convida, sempre faz o seu planejamento em cima do número de convidados, lugares à mesa... Além de deixar o anfitrião no 'vácuo', é muito deselegante confirmar presença em um evento e, simplesmente, não comparecer, sem dar o mínimo de satisfação.

Atraso! De região pra região, em nosso país, há tolerâncias das mais variadas quanto aos atrasos. Se você seguir a formalidade, a pontualidade britânica, um convite para um jantar às 21h, sugere que você  chegue...às 21h em ponto. Mas de modo geral, um atraso é tolerável até 30 minutos, após os 30 minutos, é possível que você já encontre as pessoas jantando. E isso não é não é nada elegante! Programe-se com antecedência, portanto!

Levar um arranjo de flores para a dona da casa, ou uma caixa de bombons, ou mesmo uma garrafa de vinho ao anfitrião, é sempre simpático!

Pessoas são convidadas não para 'encherem o bucho'. Nada de chegar na casa dos outros com uma fome monstro. Você recebeu um convite para jantar, para contribuir com o sucesso da reunião - pelo seu charme, sua inteligência, sua elegância... Não deixe que esse brilho se perca. Faça o evento acontecer a seu favor. Faz um lanchinho em casa antes. Fica a sugestão!

Você encontrou uma pessoa com a roupa exatamente igual a sua? Relaxa e aja com bom humor. Quebra todo o clima de tensão.

Na reunião, você encontra aquela pessoa que você, simplesmente, odeia. O que fazer? Nada de causar constrangimentos aos outros. Lembre-se: você recebeu um convite  para contribuir com o sucesso da reunião, logo, não precisa virar a cara, nem agir com falsidade. Cumprimente a pessoa cordialmente e ponto!

Se você recebeu um convite para estar num mesmo ambiente que um político, médico, advogado, artista etc é sinal de que o anfitrião te vê como alguém tão importante, quanto o convidado ilustre, portanto, nada de forçar a barra praticando o puxa-saquismo explícito ou comentando sobre a vida profissional da pessoa. Os assuntos devem ser de interesse comum. Já pensou você questionar o político que não tapou o buraco da sua rua, pedir uma receita ao médico? Pra tudo tem o seu momento, e uma festa é lugar de descontração, não de questionamentos ou consultas.

Cumprimentar ou não cumprimentar um por um? Me referindo aqui a um evento onde possa estar mais de 30, 50 pessoas, claro que fica inviável cumprimentar pessoa por pessoa. Dê uma circulada geral, um oi às pessoas à medida em que for encontrando-as. Fazer aquela linha de chegar, sentar no cantinho da fofoca e ficar só observando os demais a noite toda fica deselegante. Os anfitriões da casa te convidaram para você interagir, não para você fazer parte da decoração do ambiente feito uma planta, ok?

Sabe aquela máxima 'menos é mais'? Ela se aplica direitinho a eventos assim: Comer menos, falar menos, se exibir menos, permanecer menos. Você não precisa acabar de jantar e levantar acampamento, isso é grosseria e todos sabemos. Agora, também é desnecessário você esperar o galo cantar pra ir embora. Lembre-se que quem te convidou para o jantar teve trabalho o dia inteirinho para o sucesso da reunião.

Um abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário