7 de abr. de 2013

Domingo no Tom - Miúcha & Antonio Carlos Jobim - Samba do avião

1977 foi um ano inusitadamente agitado para Tom Jobim. Nesse ano, ele chegou aos cinqüenta e ao fim de um casamento, apaixonou-se por uma fotógrafa 28 anos mais jovem, gravou um disco com uma de suas melhores amigas e descobriu que o seu futuro poderia ser um palco iluminado.

Planejado como uma antologia de relíquias de Ary Barroso, Custódio Mesquita e outros bambas da música popular brasileira, interpretadas por Miúcha, Tom só entraria numa faixa. Mas tanto palpite ele deu no dia da gravação, que o LP acabou virando um encontro da cantora com o maestro e o irmão Chico Buarque, que em sua homenagem compôs "Maninha" e ainda lhe deu de presente outra novidade, "Olhos nos olhos". Tom contribuiu com duas obras de sua autoria ("Samba do avião" e "É preciso dizer adeus", esta de parceria com Vinicius) e, na companhia de Chico, cantou e tocou piano em mais seis faixas: "Vai levando" (Chico Buarque e Caetano Veloso), "Tiro cruzado" (Nelson Angelo e Márcio Borges), "Sei lá" (Toquinho e Vinicius), "Olhos nos olhos" (Chico Buarque), "Pela luz dos olhos teus" (Vinicius) e "Choro de nada" (Eduardo Souto Neto e Geraldo Carneiro).

As gravações de Miucha & Antonio Carlos Jobim foram uma alegria só, e seus ecos contagiaram Aloysio de Oliveira, que, recém-chegado da Califórnia e cheio de gás, tirou do colete a idéia de um show promocional para o disco. Fazia 15 anos que Tom não se apresentava em público no Brasil. Muito mais por timidez do que por preguiça ou má vontade, sempre desconversava quando o convidavam para participar de espetáculos ao vivo. Ou então ia empurrando a decisão com a barriga - até dar um não definitivo.   Aloysio penou um bocado para convencê-lo a juntar-se a Miúcha, Vinicius e Toquinho, no palco do Canecão. O acréscimo de um improvisado coral feminino, formado por Ana Beatriz Lontra (a jovem fotógrafa por quem Tom se apaixonara), Beth Jobim, Regina Castro Neves e outras irmãs de Chico, Pii, Cristina e Bahia, mais Telma Costa e Cynara, ajudou a tornar a idéia mais sedutora. E Tom aquiesceu. "Com tantos amigos no palco, vai ser uma festa." Foi mesmo.

Ficha técnica de Miúcha & Antonio Carlos Jobim - Vol.1 de 1977:

1. Maninha
2. Olhos nos olhos
3. Samba do avião
4. É preciso dizer adeus
5. Vai levando
6. Tiro Cruzado
7. Sei lá
8. Pela Luz dos Olhos Teus
9. Choro de Nada
10. Comigo é Assim
11. Na Batucada da Vida
12. Saia do Caminho

Samba do Avião - Um clássico!  

Informações do site oficial de Tom Jobim

Nenhum comentário:

Postar um comentário