7 de jan. de 2013

Auriculoterapia

 A auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na china. Este microsistema já era referido nos textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, onde se relata a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo.

Significado: Aurículo(orelha)+ terapia (tratamento) ou seja, um tratamento através dos pontos localizados na orelha. Uma técnica aprendida e utilizada por terapeutas e profissionais de acupuntura, que comprovaram que existem cerca de 130 pontos na orelha, os mesmos trabalhados corretamente  por especialistas,  podem auxiliar em vários problemas de saúde.


Entre os distúrbios que podem ser auxiliados com a aurículoterapia, podemos destacar a gastrite, cansaço, estresse, insônia, dor na coluna e TPM.

O tratamento é relacionado de acordo com o problema de cada pessoa. Os profissionais da área realizam o tratamento com a manipulação de sementes, como a da mostarda, massageando os pontos indicados.

Como a aurículoterapia é uma medicina alternativa, há casos em que é necessário procurar auxílio de um especialista para indicar o tratamento correto, como no caso de mulheres grávidas, pessoas com anemia, escoriações, inchaço, infamações ou lesões na orelha. Nestes casos é aconselhável evitar essa terapia.



Confira também:

Massagem com pedras quentes

Um comentário:

  1. Excelente postagem!!!!
    Feliz segunda-feira para vc e os leitores do blog.
    Agradeço e respeito que deixou lá no Perseverança.
    Beijokitas
    Nicinha

    ResponderExcluir