20 de jul. de 2012

A Dama da Noite e a Casa de Madame Santana


Mulher culta, eloquente e dotada de grande talento artístico, Catarina Iracema Valentim de Souza Santana, mais conhecida como Madame Santana, morou em Nova Friburgo em um casarão de encher os olhos de qualquer um.

Localizado no centro da cidade, a casa era uma mistura de tendências. Seu jardim, o qual fazia questão de cuidar com as próprias mãos, era repleto de camélias.


Considerada um ícone da moda, Madame Santana era conhecida por observar o comportamento das pessoas e a partir daí, inventar e criar moda. 

Além de sua paixão pelos espelhos, música, moda e poesia, Madame Santana marcou sua época pelo respeito que tinha pela natureza, o zelo pelo rio e calçadas da cidade e, acima de tudo, pela sua preocupação social.

E infelizmente, a sua belíssima casa deu lugar a um estacionamento rotativo! Mas o perfume da  árvore, no seu jardim, na frente da casa, a Dama da Noite, ficou gravada na minha lembrança.

3 comentários:

  1. Era meu soooooooooonho entrar nessa casa. Este sonho fez parte da minha infância!!!

    ResponderExcluir
  2. Era uma casa MARAVILHOSA!!!!
    A Prefeitura poderia fazer um Centro
    Cultural.

    ResponderExcluir
  3. Nossa a casa era linda perfumada msm.Tantas camélias e a gente cheia de curiosidades de como ela deveria ser...Uma pena msm sua demolição,poderia ser um museu,uma secretária de cultura ou algo semelhante

    ResponderExcluir