16 de mai. de 2012

Parabéns, Nova Friburgo

Hoje, 16 de maio de 2012, a minha querida cidade Nova Friburgo, que fica no coração do estado do Rio de Janeiro, completa 194 anos.

 Em 16 de maio de 1818, o Rei Dom João VI, sentindo a necessidade de estreitar os laços de amizades com os povos germânicos a fim de obter apoio contra o Império Francês, propôs uma colonização planejada, a fim de promover e dilatar a civilização do Reino do Brasil. Baixou, então, um decreto que autorizou o agente do Cantão de Friburgo, na Suíça, Sebastião Nicolau Gachet, a estabelecer uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, localidade de clima e características naturais semelhantes às de seu país de origem.


Entre 1819 e 1820, chegavam a Nova Friburgo 261 famílias de colonos suíços.  Foi também, o primeiro município no Brasil colonizado por alemães, tendo estes imigrantes, ao todo 456, chegado à cidade em 3 de maio de 1824.

Em 1872, o Barão de Nova Friburgo trouxe, até a região, os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina a fim de escoar a sua produção de café proveniente de Cantagalo.

Em 8 de janeiro de 1890, Nova Friburgo foi elevada à categoria de cidade, tendo sua população aumentado com a chegada de imigrantes italianos, portugueses e sírios.

A ferrovia foi desativada no final da década de 1960.

A partir de 1910, Nova Friburgo, que, até então, devia o seu progresso ao desenvolvimento da agricultura e ao seu clima seco ideal para município de veraneio, viu chegar vários cidadãos de iniciativa, tais como Conselheiros Julius Arp, Maximilian Falck e William Peacock Denis, que foram os pioneiros da era industrial friburguense. A estes, se juntaram outros elementos de valor, provocando o surto de progresso verificado até meados da década de 1980.

Em Janeiro de 2011, Nova Friburgo foi afetada pela maior tragédia climática da história do Brasil, causando mais de 430 mortes na cidade. Um memorial às vítimas da tragédia foi erguido na Praça do Suspiro.

Um ano após a tragédia, a cidade se ergue lentamente, com a garra e a perseverança do seu povo, que não só acredita na Reconstrução, bem como já começou a promovê-la!

Parabéns, Nova Friburgo, pelos seus 194 anos!

Um vídeo com imagens que fiz de alguns pontos de Friburgo:



Com informações da Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário