11 de ago. de 2011

61% das armadilhas para furtar dados pessoais na internet são cópias do Orkut

O Orkut, rede social mais usada no Brasil, é o site que tem mais versões falsas criadas por hackers para roubar dados de usuários no país. O objetivo é aplicar um tipo de golpe chamado phishing, que tenta confundir o internauta e fazer com que ele forneça informações importantes, como senhas.

Do total de sites brasileiros falsos, 61% eram páginas que simulavam ser a rede social Orkut, segundo apuração do R7. Oficialmente, a equipe Norton da Symantec, responsável pelo estudo, não divulga o nome dos sites simulados. Os outros 38% simulavam ser bancos. 1% simulava ser uma empresa aérea.

O usuário que cai no golpe pode ter o computador infectado por vírus e controlado por um hacker. Outro objetivo dos criminosos é furtar as informações pessoais e financeiras.

O conselho que eu sempre dou a todos: na dúvida, não clique em nada. Ninguém dá nada de graça a ninguém, você não ganhou prêmio algum; e se alguém tiver fotos reveladores de alguém que vocêconheça, certamente, antes de te mandar as tais fotos, ela dará um jeito de te ligar antes para contar a novidade! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário