23 de mai de 2011

Shih Tzu


Existe uma lenda que diz que o shih tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o shih tzu.

Lendas à parte, essa raça é extremamente dócil e apegada ao contato humano (adoram um colinho), mas não são de ficar pedindo carinho o tempo, por muitas vezes, se mostram até independentes.

Uma das principais características da raça é sua pelagem abundante e exuberante, que segundo o padrão da raça pode ser de todas as cores.

No entanto, para que se mantenha sempre bonito o Shih Tzu requer cuidados especiais, como escovações diárias, que evitam que os pêlos se embaracem e formem nós.

Para aqueles que não têm paciência de cuidar de pêlos longos, a alternativa é manter o Shih Tzu sempre tosado.

A saúde do Shih Tzu não costuma exigir muitos cuidados. Mas, os problemas comuns à ração são:

Problemas oculares, como lacrimejamento contante devido à sua estrutura física (olhos grandes e bastante expostos), conjuntivite e úlcera de córnea. Uma das medidas que é bastante utilizada pelos proprietários para evitar que o próprio pelo machuque o cachorro, é prendê-los numa espécie de ‘chuquinha’

Otites – principalmente pelo acúmulo de cera facilitado pelo excesso de pelos dentro dos canais auditivos que dificulta a circulação de ar e a limpeza. Para evitar esse problema, deve-se manter os pelos dos ouvidos sempre aparados.

Alergias e dermatites

Displasia Coxo-femural – má formação do encaixe entre a bacia e a cabeça do fêmur. Apesar de mais facilmente atingir cães de raças grandes, os Shih Tzu são bastante predispostos a ela.

Atrofia Progressiva da Retina – causa perda gradual da visão e pode levar à cegueira.

Alguns estudo apontam uma maior incidência de insuficiência renal. Nestes casos o cão afetado praticamente não bebe água, demonstra apatia e dificilmente urina. Em casos graves, pode levar o cão à morte.

Informações Dog Time

Confira o vídeo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário