23 de mai. de 2011

Maniqueísmo!

Há alguns dias eu venho com esse tema na cabeça, e então, tomo a liberdade de "roubar" um minuto da atenção dos amigos para um tema: o Maniqueísmo!

Maniqueísmo é uma forma simplista de colocar os fatos, assuntos, de duas formas - o bem e o mal, principalmente quando se coloca determinados temas na esfera política, onde você só pode pensar assim ou assado, ser contra ou a favor. Que coisa extremista, não? Será que num conjunto de ideias não pode haver um meio-termo? Claro que sim! Afinal, somos dotados de inteligência!

O maniqueísmo, como várias linhas definem, é uma forma camuflada de influenciar as pessoas em seu cotidiano. Pequenas ideias vão sendo jogadas no ar constantemente, as pessoas não se dão conta, muitas vezes em face do corre-corre diário, mas inconscientemente as ideias vão sendo absorvidas e é por isso que muitas vezes vemos regiões paupérrimas desse país reelegendo políticos corruptos, mudança de valores na sociedade, e por aí vai.

Eu costumo dizer que nada, nem ninguém, pode ser 100% bom ou 100% ruim. Se tentarem vender a vocês essa ideia, não comprem! É o maniqueísmo em sua essência! Você está sendo massa de manobra para alguém, ou algum grupo, em benefício deles, tão somente, porque o que é bom ao coletivo é o que nos leva à reflexão, ao questionamento, a um caminho diferente daquele previsto, que pode ser muito melhor do que o já traçado.

"Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando coisa alguma", já diria o velho ditado! Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário