21 de mar. de 2011

Fisiognomonia. A área superior

Se você não sabe do que se trata, sugiro a leitura da primeira parte do post, antes de prosseguir na leitura deste. Clique aqui. Mas em linhas gerais, trata-se da leitura do rosto e do corpo.

Antes de iniciarmos, vale ressaltar que uma boa leitura se faz com o todo, não só com as partes.

O Rosto

O rosto pode dividir-se em três partes:



A área superior corresponde à testa. A segunda área vai das sobrancelhas à raiz do nariz. A terceira inicia-se na raiz do nariz e vai até o final do queixo, conforme nos mostra a ilustração acima.

Com relação ao desenvolvimento de uma das partes do rosto, pode-se ter uma idéia clara de qual das três partes dominará o comportamento da pessoa. Porém, tem-se também uma segunda lei no estudo da fisionomia. Para cada área da face é possível um desenvolvimento horizontal ou vertical.

Tudo o que se desenvolve horizontalmente tem um desenvolvimento relacionado à materialidade, de força de caráter, de terra. Tudo o que se desenvolve verticalmente tem um desenvolvimento de intelectualidade e de espiritualidade. Lembre-se de que se uma das partes prevalece sobre as outras, as faculdades a ela relacionadas determinam um gênero de desequilíbrio interior.

•Desenvolvimento superior indica maiores faculdades mentais;
•Desenvolvimento mediano indica hipersensibilidade, emotividade;
•Desenvolvimento inferior indica predominância dos elementos instintivos.

Os Cabelos

Os cabelos refletem o tipo de pensamento.

O cabelo é muito importante para se saber onde começa e onde termina a testa (ou FRONTE).

Lisos - Os cabelos lisos demonstram que a pessoa tem pensamento linear.

Encaracolados - Os cabelos ecaracolados demonstram que a pessoa retoma assuntos do passado com frequência.

Ruivos - Os chineses dizem que ter cabelo "de fogo" faz com que a pessoa tenha um temperamento mais agressivo. Pessoas que tingem o cabelo de ruivo, normalmente estão revoltadas com a vida que tem.

Loiros - Donos de cabelos loiros normalmente são mais "carentes" emocionalmente. A pessoa que tinge o cabelo de loiro ou faz mechas loiras, está querendo "aparecer mais" para o mundo.

Negros - Normalmente, as pessoas mais determinadas tem cabelos negros. Quando alguém pinta os cabelos dessa cor, está determinada, focada e em busca de um objetivo.

Espetados - Pessoas com cabelos espetados, normalmente são mais "elétricas", hiperativas.

Curtos - Cabelos curtos indicam pessoas com dificuldades em receber ordens.

Compridos - Indicam pessoas mais passíveis de receberem ordens.

Calvos - Pessoa que não adimite autoridade. Ele quer ser o chefe!

Brancos - Cabelos brancos ocorrem em pessoas que se anulam em prol de alguma causa maior, que pode ser a família, uma empresa, instituição ou até uma pessoa.

Testa

Na testa temos como identificar a capacidade intelectual e o comportamento, derivados desta região, o sistema neurosensorial ou mental, autocontrole ou apatia.

Fronte larga - É comum o fato de a pessoa de fronte larga ter uma ótima capacidade de elaboração e de recordação. É uma mente aberta, que aceita bem as idéias dos outros e os confrontos com outras pessoas e se deixa facilmente entusiasmar

Fronte estreita - Ao contrário da fronte larga, a fronte estreita denota pessoa de inteligência tipicamente analítica e específica. Essa pessoa não aceita o confronto com as idéias dos outros. Mostra-se expansiva e extrovertida, mas encontra dificuldade no relacionamento profundo, pois não gosta muito de dividir seu espaço.

Fronte alta - A pessoa de fronte alta possui notável capacidade intelectual, espiritualidade elevada e compreensão filosófica. Esta pessoa vive de princípios morais e ideais elevados, é doce e compreensiva. Mas, quando se irrita, transforma-se em teimosa e obstinada.

Fronte baixa - A fronte baixa denota pessoa cujas exigências são materiais, ao contrário daquela que possui fronte alta. Tem-se uma pessoa que busca as coisas concretas, é obstinada, resolvida. Possui grande capacidade de empreendedorismo e seus objetivos são sempre precisos, o que revela capacidade de adaptação.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante!!! vou ver se encontro mais coisas!

    ResponderExcluir
  2. Mais material no site www.leituraderosto.com.br, veio de lá!

    ResponderExcluir