7 de mar. de 2011

Bunker das artes

Antiga casa de Hitler em Berlim é transformada em galeria de arte

Símbolo de um regime que se desejava esquecer e impossível de derrubar – as paredes têm dois metros de espessura –, o local foi depósito de bananas durante o regime comunista (o apelido era “banana bunker”) e boate de todos os tipos após a Queda do Muro. Como não tinha ventilação ou saídas de emergência adequadas, foi fechado, até ser comprado publicitário Christian Borospara abrigar e expor sua coleção de cerca de 600 obras de arte.

No momento, cerca de 100 trabalhos estão expostos, com linhas gerais sobre luz e espaço. Há muitas obras, por exemplo, do dinamarquês Olafur Eliasson, que reproduz fenômenos da natureza. Logo na primeira sala, “Berlin Color Sphere” é um lustre que projeta reflexos coloridos nas paredes e no teto.



A obra sem título de Monika Sosnowska “engana” o público: parece feita de ferro (é de madeira), parece um objeto sólido (é penetrável) e, quando você caminha por dentro dela, perde-se. Já as muitas obras de Anselm Reyle desafiam o bom gosto, usando materiais como luzes de neon e tinta com glitter.

Muitas criações tiveram de ser adaptadas ao espaço, já que nenhuma foi feita sob encomenda. É o caso de “Zeittraum”, de Katja Strunz, uma série de esculturas que parecem de papel. Elas sobem pelas paredes de uma sala que atravessa três andares. Já para a instalação de Santiago Sierra, grande demais para a sala (o que atende ao propósito do artista), foram abertos buracos nas grossas paredes.


São trabalhos impressionantes, num espaço mais surpreendente ainda. Em julho, as obras atualmente em exposição serão trocadas por outras da coleção de Christian Boros.

Reportagem do IG

Vamos falar a verdade! A ida do público ao Bunker Cultural se dará muito mais pela própria história do prédio, do que por madeira que atravessa a parede, né não?

3 comentários:

  1. me permite fazer uma correção? realmente essa estrutura era um bunker mas ñunca foi a casa de hitler, existiam ou existe 3 bunkers iguais a esse nas cercanias do reishtag alemão e foram contruídos para abrigar a populaçao durante os bombardeios americanbos e ataque soviético com a queda do regime e de berlin. nesses bunkers existia um hospital para a wehrmar e ficava abarrotado de gente, no topo tinha canhôes de artilharia para acertar os aviões aliados, os soviéticos mandaram bala nele de vários calibres e ele resistiu a todos os tiros dados só sofrendo arranhões...

    ResponderExcluir
  2. realmente hitler foi terrivel pensava em tudo, Ele sabiaque ira ter contra ataque em Berlim tanto é que construiu muitos abrigos e artilharia de defesa......

    ResponderExcluir