29 de jan. de 2011

Não estacione na vida

Segundo Lair Ribeiro, nos dias de hoje, quem corre, anda. Quem anda, está parado. Quem está parado, está andando para trás.

Por isso, é fundamental que todos os dias estejamos em amplo processo de aprendizagem, porque senão ficaremos parados, e quem está parado...

Eu costumo brincar com os amigos, que eu quero aprender até os 80 anos. Depois dos 80, eu vou tirar férias e deixar a vida acontecer... ou não!

Antigamente as pessoas se formavam, penduravam o diploma na parede e pronto. Hoje, quando uma pessoa pendura o seu diploma na parede (se é que isso ainda acontece), ele já está obsoleto, ultrapassado, as informações de ontem, já não servem para o dia de hoje.

Então, não estacione na vida. Ocupe-se, aprenda, questione, amplie o seu horizonte de conhecimento.

Não é horrível quando encontramos uma pessoa sem conteúdo? Fica aquele clima, aquele silêncio, a gente fica tentando buscar qualquer coisa que faça valer aquele momento do reencontro, mas às vezes fica difícil mesmo, não dá! E já percebeu que essas pessoas sem conteúdo acabam sendo deixadas de lado, acabam estacionando naquele mundinho e agregando só as pessoas, também, sem conteúdo que nem elas?

E tem mais: quanto menos essas pessoas se informam e ficam ali naquele casulo, maior tendência a serem grosseiras, elas têm, pq é uma forma de auto-defesa. Em síntese: agridem para não serem questionadas, para não demonstrarem o seu pouco conhecimento. À medida em que uma pessoa vai se informando, mais propensa ao diálogo, à argumentação, ela estará. Portanto, se tornará uma pessoa agradável também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário