29 de jan. de 2011

Aveia é tudo de bom!

A aveia é um cereal rico em fibras, que auxilia na fácil digestão, no bom funcionamento intestinal, e grande aliada do coração, porque auxilia na diminuição da formação de placas de gorduras, que causam as doenças cardiovasculares.

Para ser eficiente, a aveia tem que ser consumida todos os dias. Pode ser no leite, na sopa, misturada a qualquer alimento. E basta o equivalente a meio copo para baixar o mau colesterol, a glicemia, a pressão arterial...

Por que consumir aveia diariamente?

Coração: É um bom preventivo nas doenças cardiovasculares por seus efeitos sobre o colesterol, a arteriosclerose, o envelhecimento dos tecidos, a hipertensão arterial e por seus efeitos como antiinflamatório.

Osso e dentes: Por sua função remineralizante e como preventivo contra as cáries.

Sistema nervoso: Tonifica e nutre este sistema por seu conteúdo de vitamina B1, cálcio e outras substâncias. Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental. É útil em enxaquecas, insônia, hiper atividade e ansiedade.

Diabetes: Para os não insulino-dependentes, é útil como estabilizadora do nível de açúcar no sangue, porque estimula a atividade do pâncreas, e também como fonte de energia para assimilação lenta e de fibras.

Hipotiroidismo: É eficaz contra o hipotiroidismo, pela estimulação que produz nessa glândula.

Energia: É recomendável para todos os que têm altos desgastes físicos e mentais: desportistas, estudantes, convalescente, anciãos, etc.

Para a pele: Em eczemas, dermatites atópicas e urticária, por suas qualidades emolientes, suavizantes e calmantes.

Aparelho digestivo: Em caso de ardor no esôfago, gastrite, úlcera, constipação ou diarréia, flatulência ou mau funcionamento hepato-biliar.

Dores musculares: Tem ação antiinflamatória e emoliente. Utiliza-se em emplastos de farinha integral com vinagre quente.

Câncer: É eficaz contra certos tipos de câncer por seu efeito antioxidante, de higiene do intestino e de controle do colesterol.

Infecções urinárias: A aveia é útil em casos de cistites, uretrites.

Gravidez: Para evitar deficiências e garantir um bom desenvolvimento do feto. Também estimula a produção de leite.

Crianças: Ajuda no bom desenvolvimento físico e mental, para combater a apatia e acalmar a hiperatividade.

Emagrecimento: Nestes tipos de dietas é útil para evitar carências nutricionais, é útil também por seu efeito diurético, por seu aporte de fibra e por sua ação reguladora do metabolismo.

Amanhã mesmo estarei inserindo-a no meu cardápio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário