11 de jan. de 2011

Marketing Pessoal

Muito usado pelos políticos e por pessoas que desejam ingressar na vida pública, o marketing pessoal é uma importante ferramenta que pode ser usada por você, com a finalidade de alavancar a sua vida profissional, seus negócios, ou mesmo para expandir a sua rede social de relacionamentos.

Os elementos fundamentais, quando se atesta que o caminho do sucesso é a prática do marketing pessoal, são:

- A qualidade do posicionamento emocional para com os outros
- A comunicação interpessoal
- A montagem de uma rede relacionamentos
- O correto posicionamento da imagem
- A prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demais.

Parece complicado? Mas não é não!

Posicionamento emocional é a forma como as pessoas se lembrarão de você. Pode ser uma lembrança positiva (marcada pela delicadeza, atenção, cortesia, como exemplos), ou pode ser marcada por uma lembrança negativa.

Uma máxima do marketing pessoal, que eu encontrei na net: atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno.

A comunicação interpessoal pode ser definida como sendo o grande elo que destaca um individuo em meio à massa. Quando ele fala, quando se expressa por escrito ou oralmente, quando cria vínculos de comunicação continuada, o indivíduo externa o que tem de melhor em seu interior. Assim, usar um português correto e adequado a cada contexto, escrever bem, vencer a timidez, usar diálogos motivadores e edificantes e manter um fluxo de comunicação regular com as pessoas é básico para um bom desenvolvimento do marketing pessoal.

Principalmente na internet, onde convivemos com as mais variadas pessoas, é preciso que tomemos cuidado com a forma com que interagimos com os outros. Por exemplo: todo mundo, ou 99% da população, fala palavrão. Isso é natural, nada contra, absolutamente, até porque quem não solta um palavrãozinho, que atire a primeira pedra!Na nossa intimidade, entre as pessoas mais chegadas, nós temos um tipo de vocabulário informal. Na internet, ou mesmo com pessoas com as quais não temos intimidade, ficar soltando palavrões, do nada, torna-se vulgar. Ah, Monique, mas na minha página, eu escrevo o que quiser! Ok, mas a imagem que você passará poderá não ser das melhores. A opção é sua!

E aí entramos na Rede de relacionamentos, que é a forma como nos situamos socialmente, que pode ser tanto de forma vertical (com relações em plano mais elevado que o nosso), quanto horizontalmente (com seus pares, em plano semelhante, amigos, pessoas mais chegadas).

Quando se fala em rede de contatos, o ideal é dimensionar os relacionamentos de forma plural, isto é, ser capaz de se relacionar em qualquer nível, tornando-se lembrado por todos de forma positiva; e manter a rede de contatos, tratando aos outros com atenção e cordialidade.

Eu, por exemplo, já excluí alguns da minha rede de contatos em função da grosseria. A pessoa estar num dia ruim, é uma coisa, a gente até percebe e releva. Agora, quando de forma recorrente alguém se comporta de forma grosseira, do tipo "me aceita do jeito que eu sou", comigo só terá o silêncio como resposta.

Ninguém nasce sabendo ou tem a mesma oportunidade na vida, mas se portar de maneira, ao menos, educada é fundamental. E a educação, na vida, também se aprende.

Posicionamento de imagem pode ser definido como uma adequação visual ao contexto social. Assim, o traje correto e adequado ao momento, a combinação estética de peças, cores e estilo, bem como os cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene etc) são importantes para uma composição harmônica e atrativa da imagem.

Assim como devemos ter um certo cuidado com palavrões, gírias etc, também devemos ter cuidado com o visual. Para cada momento, existe uma forma adequada de se apresentar.

Finalmente, a prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demais é o grande elemento do marketing pessoal.

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