2 de mar. de 2010

Março: Muito mais que o mês da Mulher!

Há 152 anos, em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque fizeram uma grande greve em que ocuparam as instalações para reivindicar melhores condições de trabalho. Exigiam a redução da jornada para dez horas (eram 16 horas de trabalho diário), a equiparação de salários com os homens (já que recebiam até um terço do salário de um homem pelo mesmo tipo de função) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.


A greve foi violentamente reprimida. Trancaram as mulheres dentro da fábrica, atearam fogo em suas dependências e o trágico saldo foi a morte de 130 tecelãs carbonizadas. Décadas passaram e, em 1910, a data daquele ato bárbaro passou a ser considerada o "Dia Internacional da Mulher" em homenagem às mártires.

08 de março é o dia que tem por objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual. Discutir que, apesar dos avanços, as mulheres ainda sofrem com a violência masculina, com o preconceito, com a desvalorização e desvantagens na carreira profissional, e por aí vai!

A 1ª conquista da mulher brasileira se deu em 24 de fevereiro de 1932, quando passamos a ter o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.

Várias foram as mulheres que se notabilizaram ao longo dos tempos. Várias são as mulheres que se notabilizam nos dias de hoje, apesar de toda futilidade e bundalização que andam por aí.

Dia 08 de março, portanto, é o dia da Mulher de Personalidade, da mulher que não se esconde, não se omite, mas a que faz a diferença, e não a que simplesmente existe.

Às mulheres: Tenham motivos para comemorar o 08 de março!

Nenhum comentário:

Postar um comentário