A hipertensão é uma doença caracterizada por uma elevação no nível da pressão nas artérias, ou seja, o sangue precisa se esforçar mais que o normal para circular pelo corpo.
24% da população adulta sofre de hipertensão, segundo o Ministério da Saúde. E pode ser que os números sejam ainda maiores.
A pressão ideal é de 12 x 8. É a que eu chamo de pressão de criança. A pressão acima de 14 x 8 é sinal de que algo não vai bem, por isso é fundamental uma consulta ao cardiologista.
Pressão alta não tratada resulta em insuficiência renal e cardíaca, AVC, infarto e até mesmo a morte.
A gordura abdominal pode levar à hipertensão. A medida nos homens não deve passar de 102 centímetros e nas mulheres, 88 cm. Agora, nem todo gordinho vai ser hipertenso, bem como nem todo magrinho está livre de ter pressão alta. Meu marido, por exemplo, que é magro, só descobriu ser hipertenso quando foi fazer um eletrocardiograma para poder realizar sua cirurgia de catarata. O médico nem o liberou para a cirurgia na primeira consulta, só após ele começar a tomar o remédio específico, que deverá acompanhá-lo por toda a vida, tendo em vista que a hipertensão não tem cura.
O sódio é o grande vilão de todos, mas principalmente dos hipertensos. Podendo fugir de temperos prontos, alimentos com altos teores de sódio, melhor, aliás, necessário. Saleiro na mesa, nem pensar!
O meu marido não abre mão de medir sua pressão todos os dias com um aparelho igual a esse que ilustra o post. Mas não tendo o aparelho em casa, o negócio é recorrer a uma farmácia ou drogaria. Segundo o cardiologista do meu marido, o ideal é medir umas 3 vezes por semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário