24 de abr. de 2014

Conhecimento é sempre poder!

"Eu não entendo nada de política!" - É o que mais ouço quando o assunto é abordado, principalmente quando o papo é com a mulherada (sem preconceitos, apenas uma constatação, ok?). Mas não somos seres políticos naturalmente? Sim, somos!

A política, infelizmente, ganhou uma imagem negativa associada à corrupção, a corruptos, ilicitudes, enfim. E é claro que ninguém quer se ver associado a uma imagem negativa. E de certa forma, alguns maus políticos alimentam essa ideia negativa, justamente para que eles se mantenham na vida pública enganando a população e legislando em causa própria.

João Ubaldo Ribeiro escreveu um livro muito interessante sobre política. E um trecho, ele afirma que política é "um jogo de poder - a negociação para se obter uma decisão qualquer - está em toda parte, na conduta humana". Ou seja, quando um jovem briga com os pais por achar que deve ir a uma festa, está tentando mudar um comportamento que é estabelecido por algumas leis. Esse jovem, ainda que não saiba, está fazendo política!

Política econômica, por exemplo. Quem entende mais da alta dos preços dos alimentos do que as donas de casa? Elas estão envolvidas em novas estratégias e cálculos, quando a inflação chega às alturas e os mesmos itens de ontem já não podem compor o carrinho de compras de hoje!

Em suma: Quando nos damos conta que, no dia a dia, estamos tentando defender interesses, estamos reivindicando algo ou buscando melhoria em alguma coisa, não só estamos fazendo política, como nos estimulamos ainda mais a exercê-la. E a isso damos o nome de cidadania!

A pior coisa que pode acontecer a um ser humano é permitir que os outros pensem por ele. Mas é o que tem acontecido na atualidade, é ou não é? Ou você está por dentro, ainda que mais ou menos, das leis aprovadas na sua cidade, ou mesmo das leis federais? É claro que é impossível tomar conhecimento de todas, mas ler um bom jornal no começo do dia, ou mesmo assistir a um noticiário, já te coloca por dentro das principais ações que estão acontecendo no país. Isso é essencial.

Gente, pelo amor de Deus, cara de paisagem combina com quadro na parede ou em capa de revista, não no nosso dia a dia, na nossa realidade!

Conhecimento é poder! Ignorância gera submissão!

Um abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário