4 de mar. de 2014

Hipertensão - o aperto nas artérias

Hoje eu vou comentar sobre uma doença silenciosa que tem crescido muito no Brasil. Trata-se da hipertensão. É fato que a hereditariedade e a obesidade estão entre as causas da doença. Mas ela pode se manifestar em qualquer idade. Logo, muita gente pode ter pressão alta sem saber.

É considero hipertenso, aquele que em mais de uma medição por dia apresentar valores acima de 14 por 9, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão. A elevação ocorre quando há um desequilíbrio de substâncias capazes de comprimir os vasos, que acaba dificultando o sangue de passar pelas artérias.

Mas além de provocar o 'aperto nas artérias', a hipertensão, se não for controlada, desencadeia riscos de AVC, derrame e também doenças renais.

O que o hipertenso deve evitar? O sal é um dos principais vilões, porque interfere na circulação e propícia o aumento arterial. Além de tirar o saleiro da mesa, o hipertenso deve evitar o consumo de conservas, salgadinhos, produtos defumados, salsicha e linguiça. Mas só isso não basta! Evitar o sedentarismo, o estresse, além da utilização de medicamentos (lógico, prescritos pelo médico) também são estratégias para que o hipertenso possa ter qualidade de vida saudável!

Meça sua pressão arterial sempre que possível!

Um abração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário