3 de fev. de 2014

Alimentos bons para a saúde dos olhos

Como todos nós estamos sujeitos a ter algum problema de visão, em qualquer período de nossas vidas, vale a pena a prevenção e a aposta em alimentos saudáveis e amigos dos olhos. Vamos conferir alguns:

Laranja: é fonte de uma substância chamada carotenoides, que previne a deterioração da mácula – responsável pela visão das cores.

Cenoura / Tangerina / Mamão papaya / Maçã / Couve / Brócolis: fontes de carotenoides.

Morango: assim como outras frutas vermelhas e roxas, é fonte de vitamina C, alimento antioxidante que combate os radicais livres e, também, fonte de flavonoides. Com isso, ajuda a prevenir a degeneração da mácula e também a perda de visão.

Alho: diminui a pressão arterial porque age como dilatador dos vasos sanguíneos. Isso ajuda na prevenção do glaucoma, já que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Cebola: assim como o alho, pelos mesmos motivos, ajuda na prevenção do glaucoma.

Sardinha: fonte de ômega 3, vitaminas A, B, D e E. Também estimula a circulação sanguínea, por isso, todas as estruturas oculares recebem oxigênio, o que contribui para a boa saúde dos olhos.

Bacalhau: peixe que oferece os mesmos benefícios da sardinha.

Atum / Salmão: fontes de ômega 3, vitaminas A, B, D e E.

Ovos: a presença de substâncias foto-oxidantes, como luteína e zeaxantina, presentes na gema do ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular.

Azeite Extra Virgem : muito bom na prevenção contra a degeneração macular, por ser rico em ômega 3.

Óleo de Linhaça: fonte de vitamina E e de ácidos graxos ômegas 3, 6 e 9, é um alimento muito bom para prevenir e tratar sintomas de ardência e coceira nos olhos e sensibilidade à luz.

Informações do Portal Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário