12 de set. de 2013

Gato da raça Bengal

O bengal é uma raça felina linda, resultante do cruzamento do gato doméstico com o selvagem, o leopardo asiático. Daí resultou a raça, oriunda dos Estados Unidos.

Muita gente que adquire um bengal se deixa levar pela ilusão de estar levando um animal selvagem pra casa. Bobagem, pois a raça é dócil, se dá bem com crianças e outros animais. No caso de um gato bengal vir a conviver com outros gatos, desde que estes o reconheçam como alfa, não haverá maiores problemas.

Essa raça se adapta bem em qualquer tipo de espaço, desde que possa brincar muito e estar na companhia dos donos.

A característica principal do gato Bengal é a sua pelagem, com grandes manchas que nos recordam aos felinos selvagens. Este é curto, grosso e com brilho e tem uma base que pode ser de vários tons como amarelo, dourado, marfim, creme ou laranja. As suas manchas podem ser pretas, chocolate, ou cor de canela. O que é sempre igual é a sua cauda, que é preta. Os olhos, grandes e amendoados, podem ser verdes, castanhos, de cor de ouro, azuis esverdeados ou azuis.

Ao contrário dos outros felinos, os gatos dessa raça adoram água (tal como o seu ancestral selvagem o leopardo asiático que se caracteriza pelas suas excelentes aptidões como nadador e pescador). Então, sugere-se deixar fontes e bebedouros em locais que possam molhar.

Doenças que podem ser desenvolvidas pela raça:

. Displasia coxofemural - o que faz o bichano ficar manco
. Luxação da patela - ocorre principalmente em bichanos obesos
. Cardiomiopatia hipertrófica - doença cardíaca sem cura.

Expectativa de vida: 10 a 15 anos
Peso: 5,4 a 9 Kg

Confira também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário