8 de set de 2013

A dieta do tipo sanguineo - Tipo O

Quando ingerimos toxinas, nosso organismo sofre processos inflamatórios internos, o que nos faz reter líquido e gordura e, consequentemente, inchar. Para evitar esse processo inflamatório, e suas conseqüências, é preciso consumir os alimentos corretos. Lembrando que cada tipo sanguíneo tem os seus alimentos benéficos, neutros e nocivos.

Tipo sanguíneo O : 50% da população mundial

O nosso tipo sanguíneo, não por acaso, diz muito sobre a gente. No oriente, por exemplo, é comum, numa roda de amigos, as pessoas perguntarem sobre tipo sanguíneo dos amigos. 

O tipo O é generoso e realista. Caracteriza-se pela facilidade em estabelecer prioridades. Definida a meta, dedica-se a ela com todo o empenho. Ambiciosos, têm um grande espírito de competitividade e liderança. Tranqüilos e pacientes, sabem aguardar com calma as conquistas e objetivos definidos. Apesar de autoconfiantes e emocionalmente estáveis, perdem o controle quando pressionados. Fiéis e amigáveis, gostam de manter uma rotina e cultivar hábitos. Pessoas com esse tipo sanguíneo, portanto, não apresentam grandes dificuldades para guardar dinheiro.

O tipo O é o mais antigo e mais básico tipo de sangue, sobrevivente do topo da cadeia alimentar, com um forte e agressivo sistema imunológico. Carnívoros por natureza, desenvolveram um aparelho digestivo e intestinal mais forte. Mas devido a produção intensa de suco gástrico para digerir a carne, o tipo O está mais sujeito a úlceras e gastrites.

O tipo O também tem tendência a ter artrite e osteoartrite.

São sensíveis à febre tifóide, malária, meningite virótica, sinusite, tuberculose pulmonar e varíola. Câncer de pele, doença de Hodgkin, leucemias e linfomas são as formas de câncer mais comuns.

O estresse atinge diretamente os músculos, gerando hiperatividade. Precisam fazer exercícios pesados. 

Quem tem sangue tipo O perde peso inicialmente pela restrição do consumo de couve de Bruxelas, couve-flor, feijões, folhas de mostarda, grãos, lentilhas, milho, repolho e trigo. Estes alimentos interferem na eficiência da insulina, diminuem o ritmo metabólico, reduzem a utilização das calorias e inibem o hormônio tiroidiano. Seu principal fator de aumento de peso é o glúten, encontrado no trigo e derivados. Em menor extensão o milho tem o mesmo efeito. 

Alimentos que estimulam a perda de peso: algas, brócolis, peixes e frutos do mar, couve-manteiga, sal iodado, carne vermelha (carneiro, boi, caça, fígado), espinafre.

Sangue Tipo O – Alimentos que proporcionam benefícios

  • Carnes: boi, búfalo, carneiro, cordeiro, fígado e veado.
  • Frutos do mar (Vitamina B / Iodo): bacalhau, badejo, cavala, enchova, esturjão, linguado, merluza, peixe espada, salmão sardinha, truta e vermelho.
  • Frutas: ameixa e figo.
  • Grãos: ervilha, feijão azuki, feijão rajado e pão de grãos germinados.
  • Legumes e verduras: abóbora, acelga, alcachofra, alface romana, batata doce, brócolis, chicória, couve, dente-de-leão, escarola, espinafre, folha de beterraba, nabo, pimentão vermelho e quiabo.
  • Sementes: nozes e semente de abóbora.
  • Temperos: alho, alho poro, azeite de oliva, cebolas, curry, óleo de linhaça, raiz forte e salsa.
  • Chás: alcaçuz, amora, casca de olmo, dente-de-leão, feno grego, fruto da roseira, gengibre, hortelã-pimenta, pimenta de caiena, salsa e tília.
  • Sucos: abacaxi, ameixa e cereja preta.
  • Outra bebida: água gasosa
  • Suplementos: cálcio, iodo, manganês, vitamina B e vitamina K.
  • Exercícios: aeróbica, artes marciais, calistênicos, caminhada, ciclismo, corrida, dança, esporte de contato, esteira, musculação, natação, patinação e step.

Sangue Tipo O – Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)


  • Carnes: codorna, coelho, faisão, frango, pato, perdiz e peru.
  • Frutos do mar: atum, camarão, escargot, caranguejo, carpa, enguia, esturjão branco, garoupa, hadoque, lagosta, lagostim (crustáceo), lula, mexilhão, ostra, pargo, perca, pescada, rã, trutas e tubarão.
  • Laticínios: leite de soja, manteiga, mussarela, queijo de cabra e tofu.
  • Frutas: abacaxi, amora, banana, caqui, carambola, melancia, cereja, damasco, framboesa, goiaba, grapefruit, groselha, kiwi, lima, limão, maçã, mamão, manga, melão, nectarina, passas, pêra, pêssego, romã, tâmara e uvas.
  • Grãos: arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, bolos de arroz, cevada, creme de arroz, ervilha verde fava, farinha de centeio, farinha de cevada, farelo de arroz, farinha de arroz, feijão branco, feijão mulatinho, feijão preto, feijão verde, grão-de-bico, massa da raiz de girassol, painço, pão de centeio, pão sem glúten, trigo sarraceno e vagem.
  • Legumes e verduras: abobrinha, agrião, aipo, alface americana, alface, aspargo, beterraba, broto de bambu, broto de feijão, cará, cenoura, chicória, cogumelo, ervilha, inhame, pepino, pimentão amarelo, pimentão verde, rabanete e tomate.
  • Sementes: amêndoas, avelãs, semente de girassol, semente de gergelim, noz macadâmia, noz de nogueira amarga e pinhão.
  • Temperos: açafrão, açúcar, alecrim, alho, araruta, azeitona verde, cebolinha, coentro, cominho, cravo, erva doce, essência de amêndoa, estragão, gelatina, geléias, gengibre, hortelã, louro, maionese, malte de cevada, manjericão, manjerona, mel, melaço, menta, missô, molho inglês, mostarda seca, óleo de canola, óleo de gergelim, páprica, pimenta da Jamaica, pimenta malagueta, pimenta mexicana, sal e shoyo.
  • Chás: camomila, carvalho branco, folha de framboesa, ginseng, hortelã, raiz de alcaçuz, sabugueiro, sálvia, valeriana, verbena e chá verde.
  • Sucos: aipo, cenoura, damasco, mamão, pepino, tomate, uva e verduras.
  • Outras bebidas: cerveja e vinho.

Sangue Tipo O – Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)

Frutos do mar: caviar, polvo e salmão defumado.
  • Laticínios: iogurte, leite de cabra, leite de vaca, queijos e sorvete c/ leite.
  • Frutas: abacate, amora preta, banana da terra, côco, laranja, melão, morango, tangerina e tamarindo.
  • Grãos: trigo, arroz 7 cereais, bolo inglês, creme de trigo, farelo de aveia, farelo de trigo, feijão fradinho, feijão mulatinho, flocos de aveia, flocos de milho, fubá, germe de trigo, lentilhas, pão de trigo integral, pão preto e trigo duro.
  • Legumes e verduras: batata vermelha, berinjela, broto de alfafa, cogumelo paris, couve Bruxelas, couve-flor, milho, mostarda e repolho.
  • Sementes: amendoim, castanha de caju, castanha do pará, semente de papoula e pistache.
  • Temperos: alcaparra, azeitona preta, baunilha, canela, ketchup, noz moscada, óleo de algodão, óleo de amendoim, óleo de milho, picles, pimenta branca, pimenta do reino e vinagre.
  • Chás: alfafa, babosa, bardana, erva de São João, folhas de morango chá preto e sene.
  • Suco: maçã e sidra.
  • Outras bebidas: café, destilados e refrigerantes.
  • Suplementos: vitamina A e vitamina E.
Exemplos de tipo O: Al Capone, Mikhail Gorbatchev, Rainha Elizabeth II , Príncipe Charles, John Lennon...

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