31 de jul. de 2013

Novos caminhos

O que muita vezes nos impede de atingir o sucesso desejado são as dúvidas, as incertezas, a falta de foco. Um exemplo: Se você toma um táxi e não diz ao motorista para onde deseja ir, ele não vai poder te levar a lugar algum, concorda comigo? E aí está a diferença entre as pessoas que conseguem alcançar o sucesso mais cedo que outras - foco.

Ralph Waldo Emerson, pensador e escritor norte-americano, disse que o homem é aquilo o que pensa o dia inteiro. Vamos esmiuçar esse pensamento?

Se todo dia você acorda pensando que a vida é agradável, que pode lhe reservar boas surpresas ao longo dia, você poderá definir que a vida é boa. Se você só consegue enxergar na vida, os outros subindo e você descendo, certamente acreditará e afirmará que a vida é uma injustiça social. Ou seja, a nossa vida é fruto dos nossos pensamentos - o que a gente pensa, o mundo se encarrega de realizar.

Outro dia uma amiga me confidenciou que após o seu relacionamento ter chegado ao fim, ela começou a fazer análise. Quando ela disse a palavra 'análise', num primeiro momento pensei: poxa, sempre tive vontade de fazer análise, mas nunca tive oportunidade. Mas conforme ela ia relatando alguns pontos de suas consultas, eu mudei a minha fisionomia e ela, com certeza, não entendeu nada. Eu havia acabado de desconsiderar o meu primeiro pensamento, porque, pelo fato de nunca ter feito análise, eu sempre fui 'obrigada' a buscar dentro de mim, as respostas que eu buscava. E aí, como ela mesma comentou, Monique, vc sempre foi prática, nunca se prendeu muito a neuras, né? É, talvez eu nunca tenha tido outra opção.

Eu creio ser válido destacar dois pontos: primeiro, eu não sou contra as sessões de análise, pelo contrário, sou apaixonada pela psicologia e pelo comportamento humano. Apenas expus um ponto de vista - nunca tive a oportunidade de fazer, logo, sempre tive que me virar por mim mesma. Um segundo ponto: não tenho todas as repostas que busco, do contrário, eu creio que estaria realizada financeiramente, tal qual Eike Batista. Mas o resumo da ópera é que todas as respostas que buscamos das nossas incertezas, das nossas frustrações, não estão perdidas aí no universo, estão dentro de nós. Muitas vezes não prestamos atenção, nos deixamos levar pela ansiedade e aí as respostas não vêm.

A vida é feita de altos e baixos o tempo todo e pra todo mundo. Ninguém é feliz e realizado 24h por dia, como se retrata em revistas famosas. Ninguém vive mergulhado numa banheira, com o seu patinho de borracha, tomando champagne o tempo todo. Muita gente tenta se espelhar, almejando a vida de fulano e beltrano, mas se esquece que Deus nos trouxe ao mundo do mesmo jeito - carecas, sem dentes e pelados. O que a gente vai fazer da nossa vida vai depender da gente, dos nossos pensamentos que iremos exteriorizar ao mundo que nos cerca. Quem se espelha no mundo de ilusões vai passar a vida vivendo de ilusões e não vai se realizar na vida.

Se a gente caminha por uma estrada que não está nos levando a lugar algum, o sucesso nunca chegará. Mas muitas vezes, a gente continua caminhando por essa trilha, talvez por preguiça, talvez por comodismo, porque sair dessa rota e buscar outro caminho requer um novo começo, recomeçar do zero.

Já notou que quando você muda seus pensamentos, o mundo muda com você? Se necessário for, que façamos isso todos os dias, porque o mais importante da vida não é simplesmente viver, mas viver bem, em paz com os outros e com a gente mesmo! Eu estou tentando!

Um abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário