11 de mai. de 2013

Inveja

Na tradição católica, a inveja configura como um dos 7 pecados capitais. Do latim invidia, quer dizer olhar com malícia.

A inveja, além de ser um dos pecados da igreja católica, é um mal medonho, vamos combinar, porque a pessoa deixa de viver aquilo o que é, deixa de curtir aquilo que tem, para ficar de olho na vida dos outros, desejar aquilo que o outro tem, ou a vida que a outra pessoa leva.

O invejoso gostaria de ter a inteligência que uma pessoa tem, gostaria de ter a casa que a pessoa tem, ignorando assim seus próprios dotes e o que possui. E agrega a maledicência, que é o caso, por exemplo, da pessoa que tenta denegrir a imagem de outra, ignorando que a criatura tenha obtido sucesso através do seu próprio esforço. Não, para o invejoso, a pessoa subiu na vida porque deu golpe, se envolveu com o chefe etc etc.

A ganância também é uma das características do invejoso, que nunca está satisfeito  - quer sempre mais, em todos os setores.

Outra face da inveja é a crítica. Você pode ter feito o melhor trabalho do mundo, pode ter escrito o melhor texto, mas o invejoso irá tentar diminuí-lo. Você compra algo que queria muito e o invejoso tentará diminuir o produto; fez a viagem dos sonhos, mas o invejoso irá tentar encontrar um defeitinho qualquer na sua viagem ou dirá que viajou para um lugar muito mais glamouroso.

Para as pessoas mais sensíveis, basta um invejoso chegar no ambiente para o clima ficar pesado. Quem nunca sentiu isso?

O invejoso, a princípio, pode ser uma pessoa legal, envolvente, mas ela é uma pessoa invejosa, ela jamais vai torcer pelo seu sucesso, ela vai querer se apoderar dele. Portanto, se você conhece algum invejoso, deixe que ele siga seu caminho, em paz, bem longe de você!

Confira também:

Avareza

Nenhum comentário:

Postar um comentário