25 de fev. de 2013

Animal de estimação é para sempre

Um bichinho de estimação em casa alegra o ambiente, alegra a criançada, alegra um idoso e acaba se tornando membro da família. E como membro da família, veio para ficar para sempre - ainda que você passe por dificuldades financeiras, ainda que você que opte por ter filhos, que se mude para uma casa menor ou apartamento...Enfim, se você decidiu ter um bichinho de estimação, crie-o, não descarte-o, porque animais também têm sentimentos.

Diariamente, eu vejo animais, principalmente cães, para adoção, de todos os tipos. Em muitos casos, tenho a oportunidade de conferir as desculpas mais esfarrapadas. Em outras, o caso é mesmo de falta de amor no coração, porque quem maltrata ou descarta um animal como se fosse coisa, para mim, é uma pessoa insensível.

Ter um cão em casa é como ter um filho. Você precisa cuidar da sua saúde, promover a higiene do local onde ele dorme, faz as necessidades e come, promover uma alimentação descente, proporcionar um espaço para ele correr, brincar... deixar o bichinho só preso, acorrentado ou em canil, não é demonstração de amor ao animal, mas de crueldade, porque se imagine no lugar dele, não é mesmo?

Levando em consideração que você seja uma pessoa que ama os animais, os trata com carinho etc e tal, antes de adquirir um, leve em consideração que cada raça tem a sua peculiariadade, um tipo de temperamento. Sobre um SRD (sem raça definida), que por não ter raça definida fica mais difícil ter um perfil definido, pelo próprio comportamento que você observar do cão, já dá para ser ter uma primeira impressão - se ele tenderá a ter um comportamento mais dócil ou mais agressivo. Uma orientação profissional de um veterinário poderá ajudar nesse caso. Mas o vira-lata, no geral, costuma se adaptar ao clima da casa muito bem. Sei disso, porque aqui em casa tenho um vira-lata muito sexy e comilão! Não posso deixar de comentar, que também tenho um cocker inglês, ligado em 220 Volts.

Mas enfim, se você não tem um animal de estimação em casa, mas gostaria de ter, a minha sugestão é para que você comece tendo um aquário. Ok, peixe nada tem a ver com cachorro, mas é o passo inicial para você treinar a sua responsabilidade, o seu comprometido e o seu cuidado com um ser vivo.

Os peixinhos criados em aquário doméstico praticamente não dão trabalho. Qualquer pessoa pode ter um peixe em casa. Basta ter um aquário adequado ao tamanho do peixe e lembrar de alimentá-lo diariamente e limpar o aquário periodicamente. Além fazer a alegria de crianças alérgicas a animais com pelos.

Muita gente pensa que comprar um aquário bonitinho, com peixinhos bonitos, basta. Não é bem assim, não. Há peixes que não podem conviver com outros peixes, há uma certa temperatura da água que tem que ser mantida, o que significa que ter um peixinho, também dá trabalho,menos do que ter um cão ou gato, mas dá! Mas é um ótimo passo para você começar!

Um abração!

Um comentário:

  1. Postagem gostosinha de ler, quando falamos de animais é algo realmente de que gosto de comentar, tenhos 4 cachorros em casa sendo um deles um cão guia, embora esses bichinhos tão amados façam parte da familia, cada um tem que ter sua vasilha de água e de comida, tratar o animal desde de pequeno com respeito e ensinando (adestrando) é muito importante; me dói quando vejo bichinhos com crianças que não sabem brincar ou melhor não foram ensinadas que não são de pelucia e sim de verdade, essas crianças apertam, mordem e até jogam para bem longe, quando esses bichinhos não manifestam o que elas esperavam.
    Excelente postagem minha querida, você foi muito feliz em começarmos a segunda-feira com este assunto.
    Beijinho da Nicinha

    ResponderExcluir