25 de dez. de 2012

Feliz Natal e o Bom Velhinho!

Papai tinha umas tiradas ótimas. Sobre o natal, dizia que ninguém podia garantir que Jesus realmente nasceu em 25 de dezembro. Hoje já se questiona isso, mas há alguns anos, ninguém questionava.

Natal para o papai não era uma data especial. Data especial para ele era o seu aniversário, não o natal. Aliás, ele desejava feliz natal a um aniversariante, ao invés de Feliz Aniversário. É claro que eu perguntei a ele o motivo, um dia, que me disse: "Filha, natal não é nascimento? Então, aniversário é o natal de alguém!" - Faz sentido!

Esse foi o primeiro natal que passei sem o papai. Foi difícil, como são todos os dias sem ele, mas não foi uma data especialmente dolorosa, como eu imaginava que fosse ser. Foi de reflexão!

Afinal, qual o verdadeiro espírito de natal? Qual o verdadeiro sentido da ceia natalina, presentes, papai noel, amigo oculto? Será que tudo isso tem a ver com o nascimento de Cristo ou o aniversariante anda meio deixado de lado?

Dia desses li num jornal local que, aos poucos, o presépio, nos enfeites do comércio, vem dando lugar ao Papai Noel. Será que as futuras gerações saberão o significado do presépio?

Sinceramente, o que mais li nas redes sociais sobre o natal: em 1º ceia de natal;  2º Papai Noel; 3º amigo oculto. O aniversariante mesmo foi muito pouco lembrado. Se foi pouco lembrado, que dirá sentido!

Hoje é Natal...dia do Bom Velhinho também. Minha homenagem a ele. Natal sem o Bom Velhinho e panetone, não é natal! ;)

Um comentário:

  1. Amada Monique, eu não comemoro natal, pois acredito em algo mais significativo do que costuma-se dizer nascimento de Jesus, acredito mais na morte que foi a nosso favor e libertação.
    Acredito que fraternidade, servir uma refeição e unir a familia dever ser sempre independente de aniversários, afinal foi Jesus que nos deixou sábios conselhos em Mateus, para que tivessemos amor ao nosso próximo sempre e não apenas em dezembro, certo? Além disso também quando Jesus participou da santa ceia na época da pascoa ele lavou os pés de seus seguidores, acolheu mendigos e orientou sem distinção quem quer que se achegasse até ele.
    Deixo meu respeito e carinho pra você e te espero no Perseverança, bj
    Nicinha

    ResponderExcluir