12 de out. de 2012

Mitos e verdades da vovó

Alguns mitos acabam passando de geração para geração, como por exemplo, comer manga e tomar leite faz mal. Será? Chá com limão cura mesmo resfriado? Eu creio que assim como eu, vc já deve ter ouvido alguma coisa nesse sentido. Por isso vamos tratar hoje dos mitos e verdades da época da vovó.

Chá com limão cura gripe? "Uma vez instalada, nada cura a gripe. Todo e qualquer medicamento é sintomático, apenas amenizará os sintomas", sustenta a nutróloga Liliane Oppermann. Mas, é bom que se diga, a receitinha da vovó descongestiona as vias respiratórias e alivia a dor de garganta.

 Em tempo: resfriado é uma infecção branda das vias aéreas causada por vários tipos de vírus; já a gripe é causada pelo vírus Influenza e apresenta um quadro clínico mais sério com febre, dores no corpo e na cabeça, mal-estar e tosse. Ambos são contagiosos.



 Pingar azeite no ouvido cura otite? Otite é uma infecção ou inflamação do ouvido. Não se deve colocar nada dentro do canal, "ainda mais quando não se tem certeza do que está acontecendo clinicamente", ressalta o pediatra Moises Chencinski, acrescentando que algumas gotas de óleo podem até atrapalhar.

Colocar pano quente no ouvido faz passar a dor no local? Sim, isso porque o calor local externo, obtido com essas compressas, tem ação vasodilatadora, fazendo com que o processo inflamatório melhore.


Não se deve misturar leite com manga? Este mito surgiu na época da escravidão e foi criado pelos senhores de engenho. Isso para evitar que os escravos chupassem manga, fruta nobre que foi trazida da Índia para o Brasil pelos portugueses, e tomassem leite às escondidas. Para comprovar os efeitos maléficos da mistura, eles envenenavam o leite.

Chá de erva-doce melhora as cólicas do bebê? O calor do chá ajuda a amenizar as dores. Além disto, a erva-doce tem princípios calmantes. Segundo a fitoterapia, a planta evita a formação de gases e pode ter ação antiespasmódica, prevenindo o desconforto na barriga.

Enrolar uma fralda com álcool no pescoço ajuda a curar dor de garganta? No máximo, pode amenizar o problema. Isso porque o álcool é frio ao toque e provoca sensação de calor (pode parecer contraditório, mas é isso mesmo). Um pano ao redor do pescoço também protege e conforta a garganta. Mas o ato não cura a dor. Aquecer o pescoço, sem álcool, pode ser uma opção, assim como ingerir bebidas quentes para dar sensação de alívio.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário