20 de ago. de 2012

Brasil: 2º país em número de blogs

Com cerca de 12 milhões de pessoas produzindo conteúdo, o Brasil é o segundo país em número de blogs. Em todo o mundo, são mais de 100 milhões de blogs ativos na internet.

No meio jornalístico, o blog surgiu como um espaço neutro onde qualquer um pudesse opinar livremente. A princípio, uma das principais características dos blogs era ser uma mídia totalmente independente. Na China, por exemplo, onde a imprensa sempre foi controlada pelo governo, os blogs serviram de alternativa para não calar o país. Por outro lado, sem saber o que fazer para tornar a atividade rentável e até por inexperiência, muitos blogueiros começaram a aceitar convites e presente em troca de publicações. Sendo mais direto, muitos blogueiros foram comprados para publicar algo de interesse de alguma marca ou companhia.

Algumas dicas são preciosas se você tiver a pretensão de criar ou transformar o seu blog em profissão. A primeira e talvez mais relevante é ser único; autêntico e – ao mesmo tempo –escrever sobre um determinado assunto e não ser tão genérico.

Normalmente, quando um blog se torna realmente popular e tem um segmento de nicho, os próprios anunciantes demonstram interesse em anunciar naquela página. Mas, mesmo antes disso, é possível começar a experimentar sistemas de monetização com anúncios como os do Google, por exemplo.

Há espaço para todo mundo, basta definir uma estratégia e ser autêntico. E você pode começar como qualquer outro empreendimento; se dedica aos poucos, sem grandes investimentos, e pode totalmente transformar suas publicações em uma profissão; a profissão blogueiro.

Com informações do Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário