21 de set. de 2011

Facebook lidera audiência em toda a América Latina, menos no Brasil

A rede social Facebook, que tem mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo, é líder de audiência em toda a América Latina com 91 milhões de visitantes em toda a região. O único país em que a rede de Mark Zuckerberg não é líder é o Brasil, onde o Orkut lidera com cerca de 35 milhões de usuários. As informações são do relatório “A Ascensão das Redes Sociais na América Latina” apresentado nesta terça-feira (20) pela empresa de pesquisa ComScore e traz dados referentes a junho de 2011.

Um levantamento do instituto de pesquisa Ibope Nielsen Online, apresentado recentemente e que usa outros mecanismos de medição, aponta que o Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil em agosto.

No ranking geral de redes sociais na América Latina, o Facebook ocupa a 1ª posição com 91 milhões, na sequência vem o Windows Live Profile (site ligado aos serviços do Windows Live Messenger) com 35,8 milhões de usuários e, em terceiro, o Orkut com o total de 34,4 milhões. O Twitter vem na 4ª posição com 24,3 milhões.

Brasil, terra do Orkut

A liderança do Orkut no Brasil, segundo dados de junho deste ano, mostra que o Orkut teve 35,7 milhões de visitantes, enquanto o Facebook teve 24,5 milhões. Apesar da diferença de pouco mais de 10 milhões de visitantes entre as redes sociais, há uma grande tendência de crescimento de usuários do Facebook. O levantamento considerou usuários com idade acima de 6 anos e que acessaram a internet de casa ou do local de trabalho.

A título de comparação, em junho de 2010, o Facebook tinha no Brasil 8 milhões de visitas e passou para 24,5 milhões neste ano – pouco mais que o triplo de usuários. Já o Orkut, no mesmo período, cresceu 20%, somando 35,7 milhões de usuários.

Mesmo com todo o crescimento no número de visitas, os usuários do Facebook são, segundo a pesquisa, menos engajados que os do Orkut. Neste quesito, o visitante médio do Orkut passou 4,3 horas na rede social, enquanto o usuário que tem perfil no Facebook gastou 1,6 hora durante o mês acessando o site.

As informações são do site UOL Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário