21 de ago. de 2011

Sucos de laranja prontos valem a pena

Sabor e vitamina C da bebida industrializada são quase iguais aos da caseira

A Revista Proteste testou dez marcas de sucos e néctares de laranja conhecidas do mercado e as comparou com os caseiros. A constatação é bastante positiva: você encontra nos supermercados produtos industrializados com quantidades de nutrientes semelhantes às da bebida natural.

Nos caseiros, foram encontrados, em média, 37% de vitamina C. Entre as dez marcas industrializadas avaliadas, seis têm índice acima de 30%. O teor de fruta também foi analisado, já que, para ser classificada como suco se laranja, a bebida deve ter uma quantidade determinada da fruta. Todos os produtos contêm teores dentro ou acima do estipulado.

Em relação à quantidade de açúcar, é preciso mais atenção. Todos os produtos apresentam, em média, 10% de açúcares totais, obedecendo ao limite de 13%, estabelecido pelo Ministério da Agricultura. Mesmo que os sucos obedeçam à norma, foram melhor classificadas no teste as marcas com menor teor de açúcar.

De maneira geral, os sucos testados apresentam rótulos claros em suas embalagens, com todos os dados necessários ao esclarecimento do consumidor.

PROTESTE - Edição nº 104 - Junho 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário