23 de ago. de 2011

Produção de lixo cresce seis vezes mais do que população

Divulgado pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, referente a 2010, apontou que a produção de lixo no país cresceu seis vezes mais do que a população. Foram quase 61 milhões de toneladas de lixo produzidos nos últimos doze meses. E não há desculpas para pôr a culpa no aumento da população, segundo a pesquisa, porque houve uma média de 378 kg de lixo produzido por um único brasileiro!

E mais: a quantidade de resíduos com destinação inadequada aumentou quase dois milhões de toneladas, em relação a 2009. Foram 23 milhões de toneladas encaminhadas a lixões e aterros controlados - que, por não possuírem mecanismos adequados de disposição e armazenamento do lixo, contaminam o solo e a água - contra 21,7 milhões, em 2009.

A região que apresenta o pior índice de destinação inadequada é a centro-oeste, que encaminha mais de 71% do lixo que produz para lixões e aterros controlados. As demais regiões:

- Nordeste, com 66%;
- Norte, com 65%;
- Sul, com 30,3% e
- Sudeste, com 28%3, onde situa-se o Estado com menor percentual de destinação incorreta de lixo: São Paulo, que é, ainda, o que mais produz RSU no Brasil: são mais de 55 mil toneladas por dia. O Rio de Janeiro, que ocupa a segunda posição do ranking, produz cerca de 20 mil toneladas diárias de lixo.

Dados preocupantes, não?

Se você quiser se profundar mais no tema, acesse o site da Abrelpe e faça o download, na íntegra, do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2010 (clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário