19 de jun. de 2011

Blog de sucesso!

Eu já cheguei a postar por aqui que, segundo pesquisas, manter um blog faz bem à saúde, literalmente, do blogueiro(clique aqui e confira novamente). E o conteúdo, claro, faz bem a quem gosta de visitar blogs, assim como eu, para ampliar os conhecimentos. E sobre conteúdo é que vamos tratar por aqui.

Vários sites de tecnologia e blogueiros famosos dão dicas de como podemos nos aprimorar e dar mais visibilidade aos nossos blogs. Portanto, se você ainda não tem um, siga algumas dicas e monte o seu!

.Postar informações e textos de qualidade e com freqüência regular fará com que outros blogs abriguem links para o seu.

Aí vai meu comentário pessoal, que você, aí do outro lado, haverá de concordar comigo...ou não! Você visita um blog hoje e se interessa pelo conteúdo. Volta amanhã e não há atualização. Volta 3 dias depois...e nada. Você vai retornar pela 3ª vez? Considero meio difícil. Conforme a dica acima, você tem que manter uma certa frequência de postagens. Se não for diária, que a informação de quais dias as novidades estarão disponíveis, sejam mencionadas logo de início no seu blog, como por exemplo, de segunda à sexta; terças, quintas e sábados... se você escreve algo hoje e só daqui um mês retorna para nova postagem, você nunca criará um vínculo com o seu leitor. Daqui a um mês, para dizer a verdade, ninguém nem mais vai lembrar do seu blog, porque informação na net é o que não falta, o tempo todo!

. Tematizar o blog é uma boa idéia: escolha um assunto de que você goste e conheça (ou se esforce para conhecer).

A mais pura verdade! Não adianta eu trazer para cá, por exemplo, um tema sobre física e suas fórmulas, se eu não tenho a menor noção de física. Que graça tem?

Agora, com relação a temas que a gente se esforça para conhecer, é outra coisa. Estamos buscando e compartilhando conhecimento. Faço muito isso por aqui!

. Intitular posts de forma bem descritiva e com as palavras mais populares é medida crucial. O título, após a linkagem em outros sites, é um critério de peso para os buscadores.

Geralmente, a gente chega a consultar uma matéria pela sua chamada. Os jornais fazem isso o tempo todo! Um título que é o verdadeiro rascunho da bíblia dá sono antes mesmo da consulta ao conteúdo.

Uma outra coisa que eu considero bastante honesto comentar é sobre o visual do blog. Não tem aquela frase que diz, less is more (menos é mais)? Pois é, isso se aplica muito bem aos blogs. Há blogs que têm tanta informação, tipo pisca-pisca, chat, tráfego da Ponte Rio - Niterói, chat, rádio web, tv online etc etc, que você acaba esquecendo o que o levou ao blog, passando a se distrair com tanta informação, que também contribui para uma página pesada e feia. Tá certo, a gente, às vezes se empolga com tudo o que a net oferece em termos de ferramentas, mas não precisa colocar tudo junto, de uma vez só. De repente, você coloca um chat e ninguém usa. Por qual motivo mantê-lo? Substitua por outra ferramenta.

Um abração e volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário